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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A assimetria do ato de linguagem no stand-up comedy
???metadata.dc.creator???: Boaventura, Luis Henrique 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Ernani Cesar de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tematiza a assimetria do ato de linguagem no gênero stand-up comedy. O objetivo geral é investigar e mostrar a ocorrência desta assimetria entre os processos de produção e interpretação no ato de linguagem. O marco teórico do trabalho situa-se no escopo da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau (2001, 2004, 2008a, 2008b, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2012), e da Filosofia do Ato Responsável, de Mikhail Bakhtin (1997, 2012). Compõem o corpus deste estudo duas piadas de autoria do comediante Rafinha Bastos. Nos casos analisados, o ato de linguagem proposto pelo comediante falha em receber a contrapartida de conivência de seu alocutário (o público, instituição destinatária) em decorrência da assimetria entre os processos de produção e recepção do discurso. Os procedimentos metodológicos, mediante pesquisa do tipo descritiva, bibliográfica com abordagem qualitativa de análise do discurso semiolinguístico, dão conta de esclarecer a mecânica que rege a dinâmica básica de uma piada no gênero stand-up comedy, ou seja, um ato de linguagem proposto pelo comediante (EU) e do qual ele espera do público (TU) uma contrapartida de conivência; neste caso, o riso. Procedemos a uma esquematização em etapas: apresentação do caso, ato ético e valoração estética, contrato de comunicação (dados externos e dados internos), semiotização do mundo (processo de transformação, transação e interpretação), projeto de fala (modo de organização discursiva e estratégias de discurso) e assimetria do ato de linguagem, culminando na transferência de efeitos do circuito interno para o circuito externo deste ato. O trabalho revela que a causa da assimetria verificada na pesquisa reside preliminarmente em uma valoração estética do texto insuficiente às pretensões do sujeito comunicante, o que é decisivo para o fracasso da estratégia discursiva de captação, que, por inadequação no posicionamento do locutor em relação ao alocutário, falha ao conduzi-lo ao universo de pensamento do locutor para compartilhar deste sua intencionalidade, emoção e valores , levando assim à falência do modo de organização enunciativo alocutivo, que visava influenciar o alocutário a assumir um determinado comportamento, no caso do stand-up comedy, relativo à finalidade fazer rir (de acordo com a visada incitativa do fazer crer ), razão para a transferência da rejeição observada em relação ao sujeito enunciador (EUe) para o sujeito comunicante (EUc) (transferência de efeitos entre os circuitos interno e externo)
Abstract: This paper thematizes the asymmetry of the speech act in the genre stand-up comedy. The overall goal is to investigate and demonstrate the occurrence of this asymmetry between the processes of production and interpretation in the speech act. The theoretical mark situates in the scope of Semiolinguistics Theory of Discourse, Patrick Charaudeau (2001, 2004, 2008a, 2008b, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2012), and Toward a Philosophy of the Act, Mikhail Bakhtin (1997, 2012). Comprise the corpus of this study two jokes written by comedian Rafinha Bastos. In the cases analyzed, the speech act proposed by the comedian failure to receive consideration for their connivance alocutary (the public institution receiving) due to the asymmetry between the processes of production and reception of the speech. The methodological procedures, through a descriptive, qualitative and bibliographic research, clarify the mechanics that governs the basic dynamics of a joke in stand-up comedy genre, or an speech act proposed by the comedian (I) and which he hopes the public (YOU) respond to with the laughter. Held a layout in levels: case presentation, literariness, communication contract (external data and internal data), the world semiotization (transformation process, transaction and interpretation), speech project (the organizational and discursive strategies of speech) and asymmetry of the speech act, culminating in the transfer effects of the internal circuit to the external circuit of this act. The study reveals that the cause of the asymmetry in the research lies preliminary in a aesthetic valuation of the text that is insufficient to the claims of the speaker, which is decisive for the failure of the discursive catchment strategy, which, by the inadequacy of the speaker placement in relation to the alocutary, failed to lead him into the "universe of thought" of the speaker to share its "intentionality, emotion and values," thus leading to the failure of the enunciative alocutive organization mode, which sought to influence the alocutary to assume a certain behavior, in the case of stand-up comedy on the purpose of "making laugh" (according to the incitative offeree of "make believe"), due to the transfer of rejection observed in relation to the subject enunciator (Ie) for communicating the subject (Ic) (transfer effects between the internal and external circuits)
Keywords: Análise do discurso
Análise linguística
Cenografia
Discourse analysis
Linguistic analysis
Scenography
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BOAVENTURA, Luis Henrique. A assimetria do ato de linguagem no stand-up comedy. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1012
Issue Date: 19-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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