Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/993
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrizon, Josué Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181456863935552por
dc.contributor.advisor1Rettenmaier, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201120360134334por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:21Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2015-01-15-
dc.identifier.citationFRIZON, Josué Rodrigues. O conto de Josué Guimarães para leitores em formação. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/993-
dc.description.resumoEste texto tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos referentes à formação de novos leitores no ambiente escolar. A pesquisa descritiva e bibliográfica, desenvolvida por aplicação de pesquisa-ação com abordagem qualitativa, teve como tema o conto do escritor gaúcho Josué Guimarães e refletiu sobre uma mediação de leitura envolvendo três contos do referido escritor. Tal mediação foi realizada com a participação de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino, localizada em uma cidade no planalto do Rio Grande do Sul. O trabalho apresenta como base os pressupostos teóricos Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), entre outros, no que diz respeito à formação do leitor. Assim, procurou-se observar a recepção do público alvo relativamente à obra do escritor, o que resultou em uma experiência de produção de contos por parte dos jovens. Quanto à estrutura do texto, o trabalho apresenta, no primeiro capítulo, algumas observações e constatações sobre os problemas de leitura enfrentados pelas instituições escolares, bem como os baixos índices de leitura no Brasil. No segundo capítulo apresentamos a história de vida de Josué Guimarães, além de abordar características de seus textos curtos os contos em particular, a narrativa O cavalo cego . O terceiro capítulo traz o planejamento da mediação de leitura e também toda a metodologia utilizada. Ao final, no quarto capítulo, apresentamos um memorial contendo questões respondidas por participantes da atividade, bem como depoimentos espontâneos, além de dez dos contos produzidos pelos alunos, material que possibilitou comprovar a eficiência da atividade desenvolvida. Concluimos enfatizando a importância de se realizarem mediações significativas com textos literários,com o objetivo de formar novos leitores, utilizando o ambiente do acervo literáriopor
dc.description.abstractThis text aims to present and discuss some aspects related to the formation of new readers in the school environment. The descriptive and bibliographical research, developed by applying the action- research with a qualitative approach, had as theme a tale of a south Brazilian writer called Josué Guimarães and reflected on a reading mediation involving three tales of that writer. The mediation was held with the participation of two groups of 1st year of high school from a private education system, located in a central town of the state of Rio Grande do Sul. The work is based on Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988) theoretical assumptions related to readers formation. Therefore, we observe the target public reception in relation to the Guimarães work, which resulted in an experience of producing stories by the students. The structure of this work presents, in the frist chapter, some observations and findings about reading problems faced by educational institutions, as well as the reading low scores in Brazil. In the second chapter presents the life story of Josue Guimarães, and the characteristics of his short texts the tales in particular, the narrative, O cavalo cego. The third chapter provides the planning of the reading mediation and also the whole methodology applied in the practices. Finally, in the fourth chapter, we present a memorial with questions answered by participantes of the activity, and spontaneous comments, as well as ten of the stories written by the students, this material prove the efficiency of the activity developed. We conclude by emphasizing the importance of the meaningful mediations with literary texts, with the aim of forming new readers, using the environment`s literary collectioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013JosueRodriguesFrizon.pdf: 1305860 bytes, checksum: 29e9c51919ae7f711709bf6da578ebf0 (MD5) Previous issue date: 2015-01-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGuimarães, Josuépor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLeitura e culturapor
dc.subjectGuimarães, Joshuaeng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectReading and cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO conto de Josué Guimarães para leitores em formaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.