Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChassot, Jaqueline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8508466383598320por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:21Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2015-04-17-
dc.identifier.citationCHASSOT, Jaqueline. A formação leitora de professores de literatura na Região Missioneira. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/989-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo conhecer a formação leitora dos professores de Literatura da rede pública estadual ao longo dos onze municípios de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Aborda-se aqui a relação com a leitura na trajetória escolar, acadêmica e profissional dos participantes, observando o processo de formação do leitor e a constituição da sua identidade leitora. A pesquisa foi composta por estudos bibliográfico e de campo, envolvendo a aplicação de questionários aos professores. Com base nas respostas dos sujeitos pesquisados, foi possível identificar quais foram as experiências leitoras que marcaram sua infância e adolescência e que permearam seu processo acadêmico, quem foram os mediadores de leitura, quais são os hábitos de leitura no tempo presente, bem como observar outros aspectos envolvidos na relação dos docentes com a leitura, como a sua prática de ensino. Com a análise e interpretação dos dados, à luz das teorias de Michèle Petit, Vera Teixeira de Aguiar, Richard Bamberger, Jorge Larrosa, Vincent Jouve, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Arnold Hauser, Ronald Barker e Robert Escarpit, verificou-se que o processo de formação do leitor sofre interferência de diversos fatores e que as influências são diferentes para cada um. Constatou-se que um desses fatores é o contato com a leitura que antecede o ingresso no ambiente escolar, sendo que a família foi apontada como grande responsável pelo estímulo aos leitores iniciantes. Verificou-se, também, que todos os sujeitos pesquisados contaram com algum mediador de leitura membro da família ou professor durante a infância. Além disso, averiguou-se que os professores não leem o suficiente e apresentam uma relação frágil com a leitura, fato que influencia em sua prática docente, tornando-a demasiadamente tradicional. Ainda assim, concluiu-se que os professores são leitores e que entram em contato com diferentes tipos de leitura, sobressaindo-se a informativa e os best-sellerspor
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the reader formation of Literature teachers of public schools along the eleven cities that are part of the 14th Coordenadoria Regional de Educação (CRE), headquartered in Santo Angelo, Rio Grande do Sul. It is discussed here the relationship with reading in school, academic and professional history of participants, noting the process of reader formation and the constitution of their reader identity. The research is based on literature and field studies involving the application of questionnaires to the teachers. Based on the responses of the subjects, it was possible to identify which were the reader experiences that marked his childhood and adolescence and that permeated their academic process, who were their reading mediators, what are their reading habits in the present moment, as well as observing other aspects involved in the relationship between teachers and reading materials, like their teaching practice. With the analysis and interpretation of data, according to the theories of Michèle Petit, Vera Teixeira de Aguiar, Richard Bamberger, Jorge Larrosa, Vincent Jouve, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Arnold Hauser, Ronald Barker and Robert Escarpit, it was found that the reader formation process is influenced by a number of factors that are different for each person. It was found that one of these factors is the contact with the reading before the entry into the school environment, and the family was identified as largely responsible for the stimulus to beginning readers. Also, was possible to verify that all the subjects relied on some reading mediator family member or teacher during their childhood. In addition, it was established that teachers do not read enough and have a fragile relationship with reading, a fact that influences in their teaching practice, making it too traditional. Still, it was concluded that teachers are readers, and coming into contact with different types of reading, especially informative books and best sellerseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015JaquelineChassot.pdf: 595929 bytes, checksum: 6a63402d755f2e2a4b9436dd7dae2b22 (MD5) Previous issue date: 2015-04-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectReading - Practiceeng
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectLiterature - Study and teaching - Rio Grande do Suleng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA formação leitora de professores de literatura na Região Missioneirapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015JaquelineChassot.pdf581.96 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.