Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/985
Tipo do documento: Dissertação
Título: O (re) conhecimento sociolingüístico na escola : sua implicação para o ensino
Autor: Martins, Alessandra Avila 
Primeiro orientador: Carboni, Florence
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa de campo, cujo objetivo é apresentar a realidade sociolingüística expressa em textos escritos de alunos aprovados e reprovados de quintas e sextas séries de uma escola pública da cidade de Erechim, na região norte do Rio Grande do Sul. A análise dos dados revela a importância do conhecimento e reconhecimento sociolingüístico dos alunos para que eles não sejam penalizados pelo sistema de avaliação. Neste trabalho, buscamos suporte na Sociolingüística, em questões ligadas à área de educação e em teorias do texto e do discurso para discutir a conflitante relação que se instaura entre a língua escrita padrão, almejada pela escola, e a língua escrita em um contexto de escola de periferia
Abstract: This paper is a research with the aim to present the socio-linguistic reality expressed in written texts of students that have been approved or that have been flunked in the 5th and 6th years of Elementary School and that are from an institution of public teaching in the city of Erechim, in the North of Rio Grande do Sul. Data analysis reveals the importance of the socio-linguistic knowledge and acknowledgement of the students so that they are not punished by the system of evaluation. In this paper, we found support in the Socio-linguistic and in topics related to the area of education to discuss the conflicting relation between the standardized written Portuguese, which the schools are always looking for, and the colloquial written Portuguese used in the context of a school that is located in the peripheral area of the city
Palavras-chave: Sociolingüística
Repetência
Alfabetização
Comunicação oral
Grade repetition
Literacy
Sociolinguistics
Oral communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/985
Data de defesa: 1-Set-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2005AlessandraAvilaMartins.pdf519,54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.