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dc.creatorGomes, Lauro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2244348693402722por
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:19Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-11-19-
dc.identifier.citationGOMES, Lauro. Avaliação de leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos pela teoria da argumentação na língua. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/979-
dc.description.resumoEste trabalho destina-se a apresentar e testar uma proposta de avaliação de leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos, com base em princípios e conceitos postos à disposição pela teoria da Argumentação na Língua (ADL), especialmente pela versão da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) e por trabalhos nela inspirados, cujos critérios sejam capazes de envolver menos subjetividade no julgamento de desempenhos em leitura e produção de texto dissertativo-argumentativo ‒ gênero este muito utilizado em avaliações externas e em processos seletivos. Um estudo dessa natureza se justifica, na medida em que a objetividade se faz essencial no julgamento de todas as competências linguístico-discursivas examinadas por meio das redações desses processos avaliativos, não só para evitar as discrepâncias, que atrasam a divulgação de seus resultados, mas também, e sobretudo, para assegurar igualdade na aplicação dos critérios. Desse modo, sob o amparo da ADL/TBS, analisou-se um corpus constituído pela proposta de redação do Enem 2011, cujo tema é "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado", e por cinquenta (50) redações, produzidas a partir dela, por estudantes do Rio Grande do Sul que obtiveram desempenho de regular a excelente, segundo a avaliação feita nesse exame. A metodologia consistiu em testar os critérios de avaliação de leitura e produção de textos na referida amostra de redações, observando-se, para tanto, os desempenhos relativos ao entendimento, tangenciamento e à fuga da ideia central da proposta de redação e aos que concernem ao respeito ao padrão composicional dissertativo-argumentativo e à qualidade dos argumentos. Em relação a este último desempenho, considerou-se de senso comum aqueles argumentos constituídos, em geral, por enunciados que permitem evocar encadeamentos argumentativos normativos em DC (portanto) e de melhor qualidade aqueles argumentos que geralmente permitem evocar encadeamentos argumentativos transgressivos em PT (mesmo assim) ou os enunciados concatenados por meio do mas de oposição direta e/ou do mas de oposição indireta. A análise da proposta de redação e o teste dos critérios de avaliação de leitura e escrita propostos neste trabalho revelaram funcionalidade prática e eficiente dos critérios, com potencial que permite aplicá-los em qualquer processo de avaliação de texto dissertativo-argumentativo. Por fim, vale salientar que este trabalho também fornece subsídios teórico-metodológicos que podem auxiliar professores da educação básica e da superior a qualificar suas práticas de ensino de leitura e escrita, e a avaliação que fazem dos textos dos estudantespor
dc.description.abstractCe travail a le but de présenter et tester une proposition d'évaluation de lecture et production des textes dissertatifs-argumentatifs, sur la base des principes et concepts mis à disposition par la théorie de l'Argumentation Dans la Langue (ADL), surtout avec la Théorie des Blocs Sémantiques (TBS), et les travaux qu elle a inspirés, dont les critères soient capables d'impliquer moins de subjectivité dans le jugement des performances des compétences liées à la lecture d'une proposition de rédaction et à la production de texte dissertatif-argumentatif ‒ genre très utilisé dans les évaluations externes et les processus sélectifs. Une étude de cette nature se justifie dans la mesure où l'objectivité se pose essentielle pour le jugement de toutes les compétences linguistiques discursives examinés à travers des rédactions de ces processus d'évaluation, non seulement pour éviter les divergences qui repoussent la diffusion de ses résultats, mais aussi et surtout, pour assurer l égalité dans l application des critères. Ainsi, avec le soutien de l'ADL/TBS, on a analysé un corpus constitué par la proposition de rédaction de l Enem 2011, dont le thème est « Vivre en réseau dans le XXIe siècle: les limites entre le public et le privé », et par cinquante (50) rédactions produits à partir d'elle, par des étudiants du Rio Grande do Sul qui ont obtenu performance de régulière à excellente, selon l évaluation de cet examen. La méthodologie a consisté à tester les critères d'évaluation de lecture et de production de texte dans cet échantillon de rédactions, en observant, par conséquent, les éléments liés à la compréhension, l approximation et la fuite de l'idée centrale de la proposition de rédaction et ceux qui concernent à la norme de composition dissertative-argumentative et à la qualité des arguments. En ce qui concerne ce dernier élément, on a considéré « sens commun » les arguments constitués, en général, par d énoncés qui permettent d évoquer les enchaînements argumentatifs normatifs en DC (donc) et « meilleur qualitée » ceux qui généralement permettent d évoquer les enchaînements argumentatifs transgressifs en PT (pourtant) ou les énoncés liées par mais d opposition directe et/ou mais d opposition indirecte. L analyse de la proposition de rédaction et le test des critères d'évaluation de lecture et production des textes présentés dans cette étude ont révélé la fonctionnalité pratique et efficace des critères, avec le potentiel qui permet de les utiliser dans quelque processus d'évaluation de texte dissertatif-argumentatif. Finalement, il convient de souligner que ce travail fournit aussi de matière théorique et méthodologique qui peut aider les enseignants et professeurs à qualifier ses pratiques d enseignement de lecture et production de texte, ainsi que l évaluation qu ils font des textes de ses élèvesfra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014LauroGomes.pdf: 676728 bytes, checksum: 4cc2f77b4f0205210308a8246ee0fb27 (MD5) Previous issue date: 2014-11-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSemânticapor
dc.subjectLinguistiquefra
dc.subjectÉvaluationfra
dc.subjectSémantiquefra
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleAvaliação de leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos pela teoria da argumentação na línguapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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