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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Linguagem em situação de trabalho : cenografia e ethos discursivo em campanhas de vestibular de IES no RS
???metadata.dc.creator???: Battisti, Márcio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Ernani Cesar de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo, de cunho interdisciplinar, enfoca a linguagem em situação de trabalho manifestada nos gêneros discursivos anúncio publicitário e manual do candidato ao vestibular e tem como objetivo analisar como se constituem a cenografia e o ethos discursivo das Instituições de Ensino Superior selecionadas para esta pesquisa. A escolha dessa abordagem teórico-aplicada justifica-se pelo fato de que todo discurso se constrói a partir de uma cena enunciativa, condição que o valida e que define o estatuto do enunciador e do coenunciador na situação de enunciação. É por meio da cena enunciativa que evidenciamos o ethos discursivo revelado pelas escolhas linguísticas do enunciador e construído na encenação do discurso. A abordagem teórica norteadora é de base enunciativo-discursiva da linguagem sobre o trabalho, com ênfase à cenografia e ao ethos, tendo como fontes de pesquisa Maingueneau (2010a, 2010b, 2010c, 2010d). Na perspectiva ergológica, destacam-se Schwartz (2010a, 2010b) e outros estudiosos do assunto, como Durrive (2008, 2010) e Trinquet (2010). Os procedimentos metodológicos utilizados correspondem a uma pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa, com análise dos corpora selecionados. A pesquisa evidenciou, mediante o estudo da cenografia instituída, um ethos discursivo de excelência na formação acadêmica, um ethos de instituição preparada para formar profissionais qualificados para as futuras exigências do mercado de trabalho
Abstract: This study, which has an interdisciplinary nature, focuses on language in a work situation manifested in the discursive genres commercial and manual of the candidate for the entrance exam and aims to analyze how they constitute the scenography and the discursive ethos of higher education institutions selected for this research. The choice of this theoretical and applied approach is justified by the fact that all discourse is constructed from an expository scene, condition that validates it and defines the status of the enunciator and coenunciator in the situation of the enunciation. It is through the expository scene that we evidence the discursive ethos revealed by the linguistic choices of the enunciator and built in the staging of speech. The guiding theoretical approach is based in declarative-discursive language on labor, with emphasis on scenography and ethos, having as source Maingueneau (2010a, 2010b, 2010c, 2010d). In the ergological perspective, we highlight Schwartz (2010a, 2010b) and other scholars of the subject, as Durrive (2008, 2010) and Trinquet (2010). The methodological procedures used correspond to an exploratory, qualitative and bibliographic research, with analysis of the selected corpus. The research showed, by studying the set scenography, a discursive ethos of excellence in academic education, an ethos of institution prepared to train qualified professionals for the future demands of the labor market
Keywords: Análise do discurso
Cenografia
Lingüística
Discourse analysis
Scenography
Linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BATTISTI, Márcio. Linguagem em situação de trabalho : cenografia e ethos discursivo em campanhas de vestibular de IES no RS. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/977
Issue Date: 5-Jul-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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