Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/974
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O discurso institucional da/sobre a escola : uma análise da autoria e das relações de contradição
???metadata.dc.creator???: Poletto, Rosane Zordan
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Grigoletto, Evandra
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta do presente trabalho consiste uma análise dos discursos presentes nos projetos políticos pedagógicos de escolas pertencentes à rede municipal e estadual de ensino do município de São José do Ouro/RS. Procuramos, nesses discursos, analisar as questões referentes à presença/ausência da função autoria, as questões das contradições e silenciamentos, visando, especialmente, compreender a relação desses mecanismos discursivos com a produção de sentidos. Para isso, realizamos um recorte espaciotemporal que compreende os discursos produzidos no período intervalar de 1997-2006, considerando que nesse intervalo as mudanças de gestores educacionais poderiam promover mudanças significativas nas questões de elaboração desses projetos. Objetivando, então, a realização deste trabalho, o texto foi dividido em três capítulos. O primeiro especifica as posturas teóricas adotadas, realizando um percurso sobre os pressupostos que fundamentaram as conceitualizações de língua. Discorremos, principalmente, sobre conceitos mobilizados pela teoria da Análise de Discurso de linha francesa (AD) a qual embasou nosso trabalho, quais sejam, a noção de sujeito, formação discursiva, discurso pedagógico, interdiscurso, memória discursiva e noção de silêncio. O segundo capítulo tece breves considerações sobre a história da educação no Brasil, desde a educação jesuítica até nossos dias, considerando os discursos presentes nos diferentes contextos históricos e evidenciando suas condições ideológicas de produção. O terceiro capítulo traz as análises das seqüências discursivas presentes nos discursos pedagógicos, considerando as concepções de sociedade, escola, aluno e professor representadas nesses discursos. Com base em determinadas marcas lingüísticas, observaram-se especialmente os efeitos de sentido produzidos pelo funcionamento do silêncio, da questão da autoria e das relações de contradições. As análises apontaram a ausência do efeito- autoria nesses discursos, bem como (re)afirmaram a característica autoritária do discurso pedagógico, que (re)produz a cristalização dos sentidos e a ideologia das classes dominantes
Abstract: The proposal of this work consists of an analysis of the speeches that are found at Pedagogical Political Projects of municipal and state schools in São José do Ouro, RS. We did an analyses about the presence or absence of the authorship function and, besides the contradictions and the silence to understand the connection between those discursive mechanisms and the production of meaning. We choose speeches from 1997 to 2006 to do the analysis and it was necessary to take care about the changes that could have happened in the projects due to the educational manager changes. Taking into consideration the objectives of this work, this dissertation was divided into three chapters. The first one specifies the theoretical positions that had been adopted through the presuppositions that base the language concept. We principally wrote about the Speech Analysis theory concepts from French line (AD), that represent the theoretical line of our work such as: a basic grasp of subject, discursive formation, pedagogical speech, interspeech, discursive memory and the silence notion. The second one specifies brief considerations about the history of education in Brazil from Jesuit education to nowadays. We considered the speeches from different historic context evidencing their ideological conditions of productions. The third chapter contains the analysis of discursive sequences present in the pedagogical speeches considering the society, school, students and teachers conceptions. From determined linguistic marks, it was observed the effects of meaning produced by the silence, the authorship and the contradiction relations. The analysis showed us the absence of authorship effect in those speeches, as well as they state the authoritarian characteristic of the pedagogical speech that produce the meaning crystallization and the ideology of dominant class
Keywords: Análise do discurso
Educação - Brasil - Séc. XX
Educação e estado
Currículos
Discourse analysis
Education
Brazil
Education and state
Curricula
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/974
Issue Date: 29-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007RosaneZordanPoletto.pdf733.59 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.