Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/973
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva : implicações para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira
???metadata.dc.creator???: Stefanello, Carla Marli Adiers
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Ana Paula Fadanelli
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo investiga as repercussões teórico-práticas da evolução do conceito de competência comunicativa à lingüístico-discursiva, decorrente das concepções sóciointeraconista de linguagem, humanista e sócio-cultural de educação, no ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira. O estudo se insere como pesquisa bibliográfica exploratória descritiva. Os dados gerados foram discutidos de acordo com o método de leitura analítica, com base no ideário de autores como Vygotsky e Bakhtin, por formarem possibilidades de análise em concordância com as questões que embasaram o presente estudo. À luz das considerações apresentadas neste trabalho, foi realizada uma análise do ensino teórico-prático do inglês, nos aspectos sócio-político, teórico-pedagógico e didático-metodológico a partir da abordagem comunicativa. Da compreensão e interpretação desses dados, foi possível verificar as implicações da concepção sócio-interacionista, ainda tênues, na amostragem de experiências práticas de ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira, da última década. As práticas de ensino, sobretudo na escola formal, ainda estão muito permeadas pelas concepções tradicionais de educação e de linguagem
Abstract: The present study investigates theoretician-practical repercussions of the evolution from communicative competence into linguistic-discursive, occurred by socio-interactive of language , humanistic and socio-cultural of education conceptions in the teaching and learning English as a foreign language. This study is an exploratory descriptive bibliographical research. The produced data had been argued in accordance with the analytical reading method, based into the ideal proposed by Vygotsky and Bakhtin, because their ideas were in agreement with the subject matters presented in this study. Through the ideas presented in this paper was realized an analysis of the theoretician-practical English teaching on social-political, theoretician-pedagogy, didactic-methodological from the communicative approach aspects . From understanding and interpretation of these data was possible to show the socio-interactive conception implications, still tenuous, in the theoretician-practical samples experience of teaching and learning English as a foreign language, in the last decade. The teaching practices are still permeable, above all in the formal school, by language and education traditional conceptions
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Competência e desempenho (Lingüística)
Aquisição da segunda língua
Competência comunicativa
Competence and performance (Linguistics)
Second language acquisition
English language
Communicative competence
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/973
Issue Date: 2-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.