Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Viviane Demetrio da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521839871435713por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:18Z-
dc.date.available2013-10-09-
dc.date.issued2013-04-11-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/969-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre o encapsulamento anafórico, tomado como recurso coesivo de caráter resumitivo, avaliativo e de retomada de referentes já apresentados no texto, efetivado pela substituição lexical, em textos publicitários. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é mostrar que a construção do sentido, em textos publicitários, concretiza-se através do encapsulamento anafórico. A fundamentação teórica baseia-se em autores da Linguística Textual que se dedicam aos estudos sobre referenciação e anáfora: Apothéloz (2003); Bentes (2001); Cavalcante (2003); Cavalcante e Mesquita (2011); Koch (1997, 2002, 2003, 2004); Koch e Travaglia (1989); Koch e Marcuschi (1998); Koch, Morato e Bentes (2005); Koch e Elias (2006); Marcuschi (1998, 2001, 2002, 2005, 2007, 2008, 2012); Milner (2003); Mondada e Dubois (2003); Savioli e Fiorin (2007); Schmidt (1978); Van Dijk (1980) e, especialmente, em Conte (2003) quando aborda o fenômeno linguístico do encapsulamento anafórico. Os procedimentos metodológicos consistem em identificar as anáforas, para posteriormente analisar a retomada dentro do texto, sendo que a pesquisa realizou-se de forma descritiva e bibliográfica, uma vez que partindo do aparato teórico escolhido foi sendo tecida a análise, na qual foi possível identificar a carga valorativa dos termos léxicos empregados na construção do sentido, por intermédio do encapsulamento anafóricopor
dc.description.abstractThis research shows a study about the encapsulating anaphoric, assumed like cohesive resource of concised character, evaluative and of refferings recapture already presented in text effected by lexical replacement in publicity texts. There fore, the purpose of this research is to show that the construction of lexical meaning in publicity texts achieved throught the encapsulating anaphoric. The theoretical basis inspire itself in authors of textual linguistic, these authors study about referral anaphora: Apothéloz (2003); Bentes (2001); Cavalcante (2003); Cavalcante e Mesquita (2011); Koch (1997, 2002, 2003, 2004); Koch e Travaglia (1989); Koch e Marcuschi (1998); Koch, Morato e Bentes (2005); Koch e Elias (2006); Marcuschi (1998, 2001, 2002, 2005, 2007, 2008, 2012); Milner (2003); Mondada e Dubois (2003); Savioli e Fiorin (2007); Schimidt (1978); Van Dijk (1980) and, specially in Conte (2003) when he cites the linguistic phenomenon of anaphoric encapsulating. The methodological procedures are to identify the anaphoras to subsequently analyze the recapture inside the text, the research was accomplished in a descriptive and bibliographic form, since starting from the theoretical apparatus chosen, theoretical analysis was being woven in which was possible to identify the evaluative burden of lexical words used in the construction of meaning by anaphoric encapsulatingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013VivianeDemetriodaSilva.pdf: 617950 bytes, checksum: f6807750ff43ed23e59983c05446fe0c (MD5) Previous issue date: 2013-04-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrítica textualpor
dc.subjectRedação de textos jornalísticospor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCriticism, Textualeng
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectPublicityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleSubstituição lexical : o encapsulamento anafórico na construção do sentido em textos publicitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.