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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: De trás para frente ou ao contrário : o mangá e a leitura à revelia da escola
???metadata.dc.creator???: Batistella, Danielly 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rettenmaier, Miguel
???metadata.dc.description.resumo???: Surgindo em formato de charges ao final do século XIX, desenvolvendo-se como história em quadrinhos no início do século XX até chegar ao status de fenômeno de leitura no século XXI no Oriente e no Ocidente, o mangá é considerado uma das formas de arte mais associadas ao Japão moderno. Frente a isso, a narrativa imagética japonesa concretizou-se como parte integrante cultural em seu país de origem e começou a exercer e sofrer influências culturais em países ocidentais. Logo, o traçado característico e de conexão imediata do mangá passou a ser tratado como um fenômeno de leitura e cultura contemporâneas e, por isso, em constante transformação e não, apenas, o resultado de um consumo irrefletido ou de um modismo irracional determinado pelos meios de comunicação. Dada essa contextualização, este estudo tem como objetivo principal traçar o perfil do leitor desse novo fenômeno de leitura, apresentar a história em quadrinhos japonesa como um gênero textual e contextualizá-lo histórica, social e culturalmente. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas para definir os principais eixos teóricos do estudo bem como uma pesquisa de campo, que teve o intuito de verificar qual o papel exercido pelas instituições de ensino na mediação do mangá, uma leitura à revelia da escola
Abstract: Originating as charges in the end of the 19th century, developing as comics in the beginning of the 20th century until reaching a reading phenomenon status during the 21st century in the Orient and Occident, the mangá is considered a kind of art one of the most associated to the modern Japan. In this matter, the Japanese imagetic narrative was concreted as part of a cultural aspect integrant in its origin country and started to exert and suffer cultural influences in the Occident countries. This way, mangá s characteristic line and its immediate connection started to be seen as a contemporary reading and a cultural phenomenon, for this, it is in constant transformation and is not only the result of an unthinking consumption or an irrational mode determinated by the communications. Giving this contextualization, this study had as main goal to plot the reader s profile of this new reading phenomenon, to present the mangá as textual genera and to contextualize it about its history, social and cultural aspects. Biographical researches were realized to define the study main theory axis as well as a field research that had as aim to verify what is the part exert by the education institutions in the mangás mediation, a reading support not valued by the school system
Keywords: Multiculturalismo
Histórias em quadrinhos
Mangá
Multiculturalism
Comic books, strips, etc.
Mangá
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/962
Issue Date: 4-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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