Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSibem, Liandra Tomazine-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1269183413570778por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:16Z-
dc.date.available2013-06-14-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/956-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a questão da leitura de obras escritas em linguagem autêntica em língua inglesa, fugindo das adaptações e facilitações dos textos de livros didáticos e, sobretudo, a inclusão da literatura eletrônica nas aulas dessa disciplina. O estudo, que assume as qualidades e as características da pesquisa-ação, deu-se com alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Passo Fundo, RS. A narrativa escolhida para as práticas, Inanimate Alice, produzida em Flash e composta por quatro episódios, caracteriza-se pela união de diversas mídias, tais como som, imagem e imagem em movimento, efeitos sonoros e visuais e elementos de jogos eletrônicos. Esta investigação focaliza os benefícios trazidos pela inclusão do trabalho com o hipertexto e as diversas mídias, por meio do computador conectado à internet, em sala de aula, bem como do trabalho em grupo, mostrando que, na condição de equipe, os alunos são capazes de se ajudar e motivar, possibilitando uma riqueza ainda maior nos resultados finais dos trabalhos. Por fim, esta pesquisa oferece uma proposta de atividade com a história de ficção interativa citada anteriormente, a qual culmina na produção de obras em hipertexto pelos alunos, organizados em grupos, com base nos quatro episódios da narrativapor
dc.description.abstractThe present study approaches the point of reading works written in authentic language, in English language, running away from the adaptations and facilitations of texts found in didactic books and, above all, the inclusion of electronic literature in the English language classes. This research, which assumes the qualities and the characteristics of action research, took place with High School students in a private school in the city of Passo Fundo, RS. The chosen narrative, Inanimate Alice, produced in Flash, which characterizes itself for joining several medias, like sound, image and moving image, sound and visual effects and the elements of electronic games, is composed by four episodes. This investigation focuses on the benefits brought by the inclusion of working with hypertext and the several medias, by the usage of the computer connected to the internet, in the classroom, as well as the group work, showing that while a team, the students are able to help and motivate themselves, making possible a bigger wealth in the final results of their papers. Therefore, this research offers the proposal of an activity based on the interactive fiction work mentioned before. In this activity, it happens the creation of hipertextual works produced by the students, organized in groups, based on the four episodes of the narrativeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012LiandraTomazineSibem.pdf: 2469660 bytes, checksum: 07f85315ad9696b2940a6493f7b5ef3b (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura e Internetpor
dc.subjectSistemas hipertextopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLiterature and the Interneteng
dc.subjectDevelopment readingeng
dc.subjectHypertext systemseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApor
dc.titleInanimate Alice -- do imaginário-virtual ao realpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.