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dc.creatorFerreira, Vânia Maria Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3209726162914909por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:16Z-
dc.date.available2013-06-14-
dc.date.issued2012-06-13-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/955-
dc.description.resumoRefletir acerca das avaliações sistêmicas certamente não é tarefa fácil, sobretudo no que concerne ao diagnóstico da competência leitora dos alunos em processo de construção de conhecimentos básicos necessários a sua inserção no mundo letrado. Pensando nisso, esta pesquisa propôs-se a investigar a forma como as avaliações externas mensuram as habilidades e competências leitoras dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na prova de Língua Portuguesa. Assim, num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para traçar o panorama histórico da formação da leitura, destacando-se aspectos relevantes da formação escolar no Brasil. Na sequência, procurou-se destacar os principais movimentos pró-leitura e suas manifestações no decorrer da história, fundamentais para tentar reverter o triste quadro dos fracassos no ensino da leitura que têm persistido nas diferentes épocas da educação nacional. A seguir, foi analisado o percurso histórico das avaliações sistêmicas, focalizando o Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil, de modo a evidenciar suas semelhanças, diferenças e sua estrutura quanto à aplicação da prova de Língua Portuguesa. Também foi objeto de estudo o sistema de avaliação externa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Carazinho/RS, em seus aspectos históricos, bem como a sua estrutura, de acordo com os moldes da Prova Brasil no que tange à diversidade de gêneros textuais abordados na prova de Língua Portuguesa. Para retratar com mais detalhes o desempenho dos alunos nessa prova, delimitaram-se como sujeitos da pesquisa, alunos de 5º ano de duas escolas da rede municipal do município de Carazinho, cuja avaliação externa foi aplicada no mês de agosto de 2011. Os dados obtidos contribuíram para estabelecer comparações referentes ao desempenho dessas turmas em relação aos comandos de leituras e à diversidade de textos abordados, demonstrando o quanto é importante aliar as avaliações sistêmicas à práxis docente na busca da melhoria da competência leitora.por
dc.description.abstractReflexionar sobre la evaluación sistémica no es fácil, especialmente con relación al diagnóstico de la competencia lectora de los estudiantes en la construcción de conocimientos básicos necesarios para su inserción en el mundo de las letras. Pensando en ello, esta investigación tuvo como objetivo averiguar cómo las evaluaciones externas evalúan las habilidades y competencias de los lectores estudiantes de 5to grado de la escuela primaria en la prueba de lengua portuguesa. Así, en primer lugar, una búsqueda bibliográfica se llevó a cabo para rastrear los antecedentes históricos de la formación de la lectura, destacando los aspectos relevantes de la educación en el Brasil. Después, hemos intentado poner de relieve los principales movimientos de la lectura y sus manifestaciones a lo largo de la historia, clave para revertir el cuadro triste de los fracasos en la enseñanza de la lectura que se ha mantenido en diferentes momentos de la educación nacional. A continuación, analizamos el curso histórico de las evaluaciones sistémicas, centrándose en el Sistema Nacional de Educación Básica (Saeb) y Brasil de prueba, sus similitudes, diferencias y la estructura de la aplicación de la prueba de la lengua portuguesa. También fue objeto de estudio el sistema de evaluación externa llevada a cabo por el Municipal de Educación y Cultura de Carazinho/RS, en su contexto histórico, así como su estructura de acuerdo con los términos del Brasil, el juicio a respecto de la diversidad de géneros textuales cubiertos prueba de la lengua portuguesa. Para retratar en detalle el rendimiento de los alumnos en esta prueba, delimitado como sujetos de investigación, los estudiantes de 5 º año de dos escuelas municipales de la ciudad de Carazinho, cuya evaluación externa se llevó a cabo en agosto de 2011. Los datos ayudaron a hacer comparaciones sobre la actuación de estos grupos con relación a los comandos de la diversidad de lecturas y textos discutidos, que muestra la gran importancia de la combinación de las evaluaciones de la enseñanza de la práctica sistémica en la búsqueda de mejorar la competencia lectoraeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Vania_Maria_Tavares_Ferreira.pdf: 1535621 bytes, checksum: bdaa7b6722fa3448b3cb15cc26149a20 (MD5) Previous issue date: 2012-06-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectEducação - Controle de qualidadepor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectDevelopment readingeng
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectReading - practiceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFundamental educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDiagnóstico de leitores em formação : sistema de avaliação externapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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