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dc.creatorZamoner, Daiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7614950264790352por
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:16Z-
dc.date.available2013-06-14-
dc.date.issued2012-04-23-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/953-
dc.description.resumoO presente trabalho destina-se a investigar atividades de compreensão de leitura em livros didáticos de inglês como língua estrangeira sob a perspectiva da semântica argumentativa, e tem, como objetivo, explicitar as argumentações presentes nos textos que compõem o corpus deste trabalho e verificar se as questões de compreensão de leitura tratam dessas argumentações, isto é, se têm o objetivo de verificar o desempenho dos alunos em perceber essas argumentações. A abordagem comunicativa é o foco central do ensino-aprendizagem de línguas, visto que se espera do aluno que ele seja capaz de comunicar-se no idioma proposto. Em vista disso, é comum encontrar-se um número reduzido de atividades para o desenvolvimento de habilidades linguísticas de leitura e escrita de textos em livros didáticos. Esse quadro justifica o estudo de textos e respectivas atividades de leitura presentes nesses livros, a saber, se os textos são pretextos para: 1) o ensino de vocabulário ¿ como dicionário, com valor literal, informacional, e não argumentativo; 2) o ensino de estruturas e suas qualificações; 3) o ensino de habilidades de produção oral. A teoria linguística que orientou a pesquisa é a ADL, em sua forma mais recente, Teoria dos Blocos Semânticos. Sob o amparo dessa teoria, a metodologia constou em analisar os textos presentes em duas unidades, em dois livros didáticos de inglês para alunos estrangeiros. A partir da seleção dos livros e unidades, analisou-se a argumentação interna (AI) e a argumentação externa (AE) dos títulos e textos de cada unidade, a fim de saber se os textos das unidades exploram as argumentações dos títulos ou não, e se há relação entre essas argumentações e as atividades de leitura propostas. Os resultados da pesquisa demonstram que o encadeamento argumentativo evocado pelo título da unidade nem sempre assume o mesmo aspecto do bloco expresso pelo texto; os questionários analisados não permitiram aos alunos perceber a argumentação central do texto; os textos aparecem, na maioria das vezes, desvinculados da atividade de produção textual; as atividades conduzem a uma leitura fragmentada e com favorecimento para o uso comunicativo oral da língua. Por fim, os dados parecem permitir afirmar que a análise de textos, sob a perspectiva da semântica argumentativa, contribui não apenas para uma aprendizagem da língua, mas também permite perceber e pensar o texto como encadeamentos argumentativos de blocos semânticos. A análise dos textos selecionados a partir da ADL/TBS evidenciou a contribuição que essa teoria pode oferecer aos professores e pesquisadores que assumem uma concepção argumentativa de linguagem, percebendo o texto como uma unidade argumentativa carregada de sentidos.por
dc.description.abstractThe present work aims to investigate activities of reading comprehension in textbooks of English as a foreign language from the perspective of argumentative semantics, and aims to make explicit the arguments present in the texts that comprise the corpus of this work, and verify if the reading comprehension questions deal with those argumentations, that is, if it has the aim to verify the students performance in noticing these arguments. The communicative approach is the central focus on teaching foreign languages, since it is expected from students that they will be able to communicate in that language. The amount of reading and writing exercises are considerably reduced on textbooks, that is due to the fact that the study of texts and respective reading activities presented on those books are pretext to: 1) the teaching of vocabulary as dictionary, with literal value, informational, and not argumentative; 2) the teaching of structures and its qualifications; 3) the teaching of oral skills. The linguistic theory that oriented this research is the Theory of Argumentation Within Language (ADL), in its actual form, Theory of Semantic Blocks (TBS). Under the perspective of this theory, the methodology consisted in analyze the texts presented in two units, in two textbooks of English as a Foreign Language. After the selection of books and units, it was analyzed the internal argumentation and the external argumentation of the titles and texts of each unit, to observe if the texts of the units explore the titles argumentations or not, and if there is a relation between these argumentations and the reading activities proposed. As a result, it was noticed that the argumentative chain evoked from the title of the unit not always assumed the same aspect of the block expressed by the text; the texts appeared, most of the time, disconnected from the textual production activity, the activities conducted to a fragmented reading and with the fostering to the use of language to communicative goals. Concluding, data seem to allow state that the analyses of texts, under the perspective of argumentative semantics, contribute not only to a language learning, but also allows students to perceive and think certain texts as argumentative chains of semantic blocks. The selected texts analysis from ADL/TBS showed the contribution that this theory can offer to professors and researchers that assume an argumentative language conception, noticing the text as an argumentative unit carried out of meanings.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Daiane_Zamoner.pdf: 11031864 bytes, checksum: 7abc8c51e518c11c5e388289a5cd3ecc (MD5) Previous issue date: 2012-04-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectSemânticapor
dc.subjectSilogismopor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectSemanticseng
dc.subjectSyllogismeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAnálise de atividades de compreensão de leitura em livros didáticos de inglês como língua estrangeira na perspectiva da semântica argumentativapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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