Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaron, Leni de Fátima Bonez-
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:15Z-
dc.date.available2013-06-14-
dc.date.issued2012-11-05-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/950-
dc.description.resumoNunca se falou tanto na importância da leitura como na atualidade. As discussões giram em torno de como formar alunos leitores, sobretudo, prevalecem dúvidas de como consolidar hábitos leitores em alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciente da importância da leitura na vida do aluno dessa etapa de escolaridade é que se empreendeu a presente pesquisa de trabalho que teve como objetivo principal investigar o processo de constituição do leitor literário nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental na escola municipal Patronato Santo Antônio de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Para realização da pesquisa, definiu-se o estudo investigativo como sendo uma pesquisa-ação. Como percurso metodológico, optou-se pela aplicação de questionários que foram respondidos pelas cinco professoras, regentes das turmas, pela bibliotecária, pela supervisora escolar e por uma amostra composta por 53 alunos, 50% do total de estudantes de anos iniciais da escola. Por meio do instrumento de pesquisa destinado aos alunos, buscou-se obter informações sobre hábitos, gostos e preferências de leitura para que se tornasse possível traçar o perfil leitor do aluno de anos iniciais. Com o questionário destinado às professoras, pretendeu-se conhecer suas propostas de trabalho com o texto literário em sala de aula, questões específicas sobre preferências literárias de seus alunos e a importância da leitura na formação da criança. A partir dos resultados obtidos por meio da investigação feita com os sujeitos implicados no processo investigativo e com base nas percepções da pesquisadora durante a realização do trabalho, desenvolveu-se um conjunto de ações de leitura literária multimidial. As ações denominadas de ¿Momentos de leitura literária na escola¿ foram colocadas em prática pela proponente, na escola, contexto da pesquisa, com um grupo cinco alunos. As referidas ações, quando adaptadas ao perfil leitor de cada uma das turmas de anos iniciais, podem ser efetivadas pelas professoras nas suas respectivas turmas de primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Leni_de_Fatima_Bonez_Caron.pdf: 3060931 bytes, checksum: ef08d0c8da14857ad6025b2c3b6f974f (MD5) Previous issue date: 2012-11-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLivros e leiturapor
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectDevelopment readingeng
dc.subjectBooks and readingeng
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingeng
dc.subjectReading - Practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLeitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.