Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/939
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Problemas de compreensão no texto falado : uma busca pela intercompreensão
???metadata.dc.creator???: Neumann, Daiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Toldo, Claudia Stumpf
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa busca esclarecer como se constrói a compreensão a partir de problemas de compreensão que surgem no fio da conversação. O texto falado caracteriza-se por suas condições de produção. Nele, o planejamento e a produção não são duas etapas que se sucedem, mas são simultâneas. Essa condição deixará marcas no texto falado do constante trabalho de busca pela intercompreensão. Através da análise dessas marcas, podemos detectar a presença de problemas de natureza prospectiva e retrospectiva. Os primeiros são sanados pelas atividades denominadas atividades de formulação, ou seja, interrupções, reinícios, anacolutos, hesitações, enquanto os segundos são sanados pelas atividades denominadas atividades de reformulação, dentre elas, paráfrases, repetições e correções. Por fim, tem-se as atividades de qualificação discursiva que têm por objetivo comentar formulações dos interlocutores. As atividades de formulação, reformulação e de qualificação discursiva são responsáveis pelo monitoramento profilático da compreensão, isto é, têm a função de evitar e/ou reparar possíveis problemas de compreensão que possam surgir durante o processo interacional. No entanto, a diversidade lingüística, o desconhecimento de crenças ou de conhecimentos do interlocutor, as diferenças culturais e ideológicas, o diferente grau de conhecimento dos interlocutores sobre o tema em pauta, faz com que os falantes constantemente se deparem com problemas de compreensão, ou seja, com situações em que um dos locutores expressa a não compreensão diante do enunciado de seu interlocutor. Para o desenvolvimento do trabalho, operaremos com a análise de textos falados, gravados e transcritos por pesquisadores do projeto NURC (Norma Urbana Culta), com o objetivo de descrever os processos interacionais dos quais os falantes lançam mão para resolver os problemas de compreensão, mais especificamente, descrever a origem dos problemas de compreensão e os procedimentos lingüísticos utilizados para solucioná-los
Abstract: This research intends to clarify how the comprehension is built from comprehension problems which arise during the conversation. The spoken text is characterized by its production conditions. The planning and the production are not stages that succeed, but they are simultaneous in spoken language. This condition will leave traces on the spoken text of a constant search for the intercomprehension. Through the analysis of these traces left on the text, we can find problems of prospective and retrospective nature. The first ones are repaired by activities called verbalization, that is, interruption, false starts, incomplete utterances, hesitation phenomena, while the second ones are repaired by activities called treatment activities, among them, paraphrases, repetitions and corrections. Finally, we have the qualification procedures which are commenting procedures of the interlocutor s utterances. The verbalization, treatment and qualification procedures are responsible for the prophylatic comprehension monitoring, which means, they have the function of avoiding and/or repairing problems that can arise during the interactional process. However, the linguistic diversity, the lack of knowledge of other s beliefs and knowledge, the cultural and ideological differences, the different degree of the knowledge about the subject in hand, make the speakers usually have comprehension problems during the communication process, that is, make the speakers deal with situations where one of them express his/her non-comprehension about the interlocutor s utterance. To develop this work, we will analyze spoken texts, recorded and wrote out by researchers from NURC (Norma Urbana Culta) project, pursuing the goal of describing the interaction processes which the speakers use to solve the comprehension problems that arise in spoken text, specifically, describing the source of the problems and the linguistics procedures which are used to solve them
Keywords: Compreensão na leitura
Crítica textual
Linguagem e educação
Reading comprehension
Language and education
Criticism, Textual
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/939
Issue Date: 16-Apr-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008DaianeNeumann.pdf886.95 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.