Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/926
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gênero publicidade : entendendo as relações dialógicas na construção do sentido do texto
???metadata.dc.creator???: Kunert, Vanessa Vitali 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Toldo, Claudia Stumpf
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objeto de estudo o texto publicitário. Este gênero discursivo - sedutor e persuasivo - será observado numa perspectiva analítica que vai além dos aspectos formais que o estruturam, verificando o modo de funcionamento de sua linguagem, enquanto prática social e dialógica. Nesse sentido, o estudo dos textos que compõem o corpus deste trabalho situa-se numa abordagem de língua entendida como discurso, portanto, pertencente a um sujeito que toma a palavra e lança um diálogo com seus interlocutores. Esta abordagem enunciativa tem como aparato teórico as idéias do filósofo russo Mikhail Mikhailovitch Bakhtin, versando sobre a natureza dialógica da linguagem e a noção de gêneros discursivos, podendo assim, entender que dentro da língua há fios dialógicos e ideológicos agregados à palavra. Além disso, como a publicidade é o gênero escolhido para o trabalho de análise, destaca-se uma leitura que contempla esse campo teórico-investigativo, a fim de definir o que vem a ser este gênero e reconhecer os elementos que o organizam. O que se quer neste estudo é compreender que relação há entre texto e contexto na construção do sentido do texto publicitário, bem como reconhecer que na visualização do componente lingüístico e não-lingüístico, há um diálogo entre um (eu) e um (tu), constitutivo da publicidade, que revela uma resposta a outros discursos presentes na mídia
Abstract: Publicitary texts are the object of study of this work. This discursive genre seductive and persuasive is observed from an analytical perspective that goes beyond the formal aspects that make its structure, observing the way and functioning of its language as a social and dialogical practice. Thus, the study of the texts that are the corpus of this work relates to an approach to language understood as discourse, therefore belonging to a subject who takes words and utters a dialogue towards his interlocutors. Such enunciative approach is in accordance with the ideas of the Russian philosopher Mikhail Mikhailovitch Bakhtin concerning the dialogical nature of language and the notion of discursive genres, which implies that beyond the linguistic structure there are dialogical and ideological threads linked to words. Furthermore, as publicity was the genre chosen for the analysis, emphasis is given to readings that embrace such theoretical-investigative field, in order to define this genre and recognise the elements that organize it. The aim of this study is to understand the relation between text and context in the construction of meaning of publicitary texts, as well as to recognise that, in the visualisation of the linguistic and the non-linguistic component, there is a dialogue between a (I) and a (you) that is constitutive of publicity and reveals a response to other discourses that are present in the media
Keywords: Crítica textual
Análise do discurso
Comunicação escrita
Publicidade - Textos
Criticism, Textual
Written communication
Discourse analysis
Publicity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/926
Issue Date: 1-Jul-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.