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DC FieldValueLanguage
dc.creatorJobim, Ana Paula Pauletti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845067638776151por
dc.contributor.advisor1Grigoletto, Evandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:11Z-
dc.date.available2011-04-19-
dc.date.issued2008-11-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/918-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a construção da(s) identidade(s) do sujeito-aluno e o processo de construção da autoria, a partir de três gêneros textuais diferentes (apresentação, escrita no Orkut e a criação de um blog), em diferentes situações discursivas, bem como identificar o quanto o ambiente escolar e o virtual determinam a escrita do sujeitoaluno. São feitas comparações entre os textos que circulam em ambos os ambientes, observando as várias formas de subjetivação do sujeito-aluno no processo da escrita de si, de forma a analisar as implicações dessas formas na constituição da(s) identidade(s) desse sujeito. Além disso, foi observado se a escrita do sujeito-aluno possui indícios de autoria e como tais indícios são construídos nas três esferas discursivas. Para constituir uma terceira esfera discursiva, que contemplasse as interfaces entre o ambiente escolar e o virtual, foi elaborada uma proposta de encaminhamento da produção de um diário virtual, na escola, cuja produção também é objeto de análise. Para dar conta, então, desses aspectos já mencionados, a dissertação foi dividida em cinco capítulos. O primeiro capítulo, Análise do Discurso: sujeito e sentido, apresenta uma reflexão sobre as noções de sujeito e sentido, abordadas na teoria da AD, em sua relação com a ideologia e o interdiscurso, como também com a formação ideológica e a formação discursiva. No segundo capítulo, Autoria e identidade: uma perspectiva discursiva, é discutida a noção de autoria e identidade, a partir da reflexão de alguns estudiosos acerca dessas noções e o modo como ocorre a questão da autoria e da construção da identidade(s) no ambiente escolar e no virtual. No terceiro capítulo, Escrita: ambiente escolar X ambiente virtual, é abordada a escrita produzida tanto na instituição escolar, como na internet, fazendo um contraponto entre a produção escrita nestes dois ambientes. No quarto capítulo, As análises: ambiente virtual e escolar, são observadas as 7 diferentes formas de subjetivação do sujeito-aluno no processo da escrita de si, no ambiente escolar e no ambiente virtual, e as implicações dessas formas na constituição da(s) identidade(s) desse sujeito. No quinto capítulo, A construção de blogs: interfaces entre o ambiente escolar e virtual, há o encaminhamento e análise de uma proposta de escrita de um diário virtual, produzido na escolapor
dc.description.abstractLa presente disertación pretende analizar la construcción de la identidad del sujetoalumno y el proceso de construcción de la autoría, de tres diferentes géneros textuales (presentación, en el Orkut y la creación de un blog), en diferentes situaciones discursivas, así como identificar el cuanto el ambiente escolar y el virtual determinan la escrita del sujeitoalumno. Se hacen comparaciones entre los textos que circulan en ambos ambientes, observando las diversas formas de subjetivación del sujeto-alumno en la escrita, observando si la escrita del sujeto tiene indícios de autoría en las tres esferas discursivas. Para constituir una tercera esfera discursiva, que respete las interfaces entre el ambiente escolar y virtual, se elaboró una propuesta de la producción de un diario virtual, em la escuela, cuya producción es también objeto de análisis. Para dar cuenta, entonces, estos aspectos ya mencionados, la disertación fue dividida en cinco capítulos. El primer capítulo, Análisis de discurso: sujeto y sentido, presenta una reflexión sobre los conceptos de sujeto y sentido, dirigida en la teoría de Análisis del Discurso, sobre su relación con la ideología y interdiscurso, y también con formación ideológica y la formación discursiva. En el segundo capítulo, Autoría y la identidad: una perspectiva discursiva, se examina la noción de autoría e identidad, desde la reflexión de algunos estudiosos acerca de tales conceptos y cómo ocurre la cuestión de la autoría y la construcción de la identidad. El tercer capítulo, Escrita: ambiente escolar X ambiente virtual, se trata de la escrita producida tanto en la institución escolar, y en la internet, haciendo un contrapunto entre la producción de escritos en estos dos ambientes. En el cuarto capítulo, Las análisis: ambiente virtual y ambiente de la escuela, se cumplen con las diferentes formas de subjetivación del sujeto-alumno en el proceso de la escritura de sí mismos, en el ambiente escolar y en el ambiente virtual, y las consecuencias de estas formas en la constitución de la identidad. En el capítulo quinto, La construcción de blogs: interfaces 9 entre el ambiente escolar y vitual, existe análisis de una propuesta para un diario escrito virtual, producido en la escuelaeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008AnaPaulaPaulettiJobim.pdf: 1568288 bytes, checksum: 559e256e4ae5cd3baff969cb4c6de52f (MD5) Previous issue date: 2008-11-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA construção da identidade do sujeito-aluno : interfaces entre o ambiente escolar e o virtualpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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