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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Língua(gem) e processos identificatórios no ensino-aprendizagem de línguas
???metadata.dc.creator???: Queiroz, Maria Cledir Zilli 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schons, Carme Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação analisa os processsos identificatórios que incidem na constituição identitária dos sujeitos-alunos, considerando uma noção de língua perpassada pela heterogeneidade, que constitui o entrelínguas, ou seja, como o sujeito se inscreve nas discursividades da língua. Para isso, problematizamos a unicidade da língua, que aponta para a presença do Outro/outro no dizer, compreendendo os efeitos de sentido produzidos na constituição dos sujeitos e de seus discursos, imersos na equivocidade e nos processos inconscientes. Evidenciamos aspectos referentes ao campo epistemológico da Análise do Discurso (AD), bem como questões ligadas aos processos de identificação dos sujeitos, resultantes de identidades em processo de construção e da teoria psicanalítica (Lacan como releitura de Freud). O corpus da pesquisa é constituído de textos produzidos na língua materna e língua estrangeira, representados neste estudo, respectivamente, pela língua portuguesa e língua inglesa, por alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual de São Borja. Pela análise de dois recortes selecionados de textos produzidos em sala de aula, o estudo conclui que o processo ensino- aprendizagem de línguas é bastante complexo e implica, além da aquisição de saberes e competências, a reconfiguração de processos subjetivos e identitários que constituem o sujeito-aluno, por meio de processos sócio-históricos e inconscientes em relações simbólicas e imaginárias produzidas na e pela história
Abstract: This dissertation investigates the identification processes that affect the constitution of the subject-identity students considering a language crossed by the conception of heterogeneity, which is betweenlanguage or as the subject matter falls within discourses of the language. For this reason, question the unicity of language, pointing to the presence of the other /Other in saying, including the effects of meaning produced in the formation of subjects and their discourses, immersed in the wrong and unconscious processes. Evidenced epistemological issues concerning the field of discourse analysis (AD) as well as issues related to processes of identification of subjects, from identities in the process of construction and of psychoanalytic theory (rereading of Freud and Lacan). The body of research consists of texts produced in the mother tongue and foreign language, represented in this study, respectively, by the Portuguese and English, for students the first year of high school to a state school in São Borja. For the analysis of two cuttings of selected texts produced in the lassroom, the study concludes that the teaching-learning of languages is very complex and involves, besides the acquisition of knowledge and skills, the reconfiguration of subjective and identity processes that constitute the subject-student, through socio-historical processes and unconscious in symbolic and imaginary relations produced in and by history
Keywords: Análise do discurso
Aprendizagem - Línguas
Linguagem e línguas - Métodos de ensino
Discourse analysis
Learning - Languages
Language and languages - teaching methods
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/917
Issue Date: 20-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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