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dc.creatorReis, Susan Mary dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0587687200868049por
dc.contributor.advisor1Schons, Carme Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256141988015714por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:10Z-
dc.date.available2011-04-06-
dc.date.issued2010-03-26-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/912-
dc.description.resumoEsta investigação trata do modo como o silêncio local (censura) pode ser evidenciado por meio do efeito metafórico. Tem como objetivo verificar a manifestação do ¿outro¿ em, pelo menos, duas dimensões, considerando nas análises a questão do silenciamento (silêncio localcensura). Para atingir esse objetivo analisam-se as 14 canções compostas por Chico Buarque de Hollanda no período de 1970 a 1979, levando em consideração as condições de produção (materialidade histórica), segundo as bases teóricas da Análise do Discurso de linha francesa. Por meio da AD observamos que o locutor quer dizer, mas não pode dizer em razão da censura, ou seja, o silêncio é que produz o rompimento da censura e é uma constante em toda a análise. Observamos também a constituição do sujeito na trama discursiva evidenciando efeitos de sentido múltiplos. Assim, conclui-se questionando a visão monológica da linguagem, enfatizando-se o caráter heterogêneo nas canções analisadas, conceito fundamental na perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa. Como não temos a pretensão de esgotar a totalidade das enunciações feitas em torno da noção de silêncio local, fazemos algumas considerações sobre as questões trazidas para discussão e tecidas a partir do efeito metafórico, através: a) das formações discursivas que ao se movimentarem ganharam novos sentidos; b) o discurso-outro em duas dimensões: o governo, e o povo brasileiro, que evidenciam o silêncio local (a censura) e c) a posição-sujeito, que em sua constituição heterogênea aponta novos sentidos. Apontamos as propriedades discursivas do discurso político analisado no período histórico recortado e, com base na análise do seu funcionamento discursivo, identificamos os efeitos de sentido que caracterizam tal discursopor
dc.description.abstractCette recherche s occupe de la façon comme le silence local (censure) peut être souligner à cause d effet métaphorique. Son objectif est de vérifier la manifestation de l autre dans au moins deux dimensions, considérer dans l analyses la question du silence. Pour atteindre cet objectif, nous analysons les 14 chansons de Chico Buarque de Hollanda pendant le período de 1970 a 1979, nous avons considérer les conditions de production (matérialisme historique), selon la base théorique de l Analyse du Discours de la ligne française. À travers de l Analyse du Discours nous observons que le locuteur veut dire, mais ne peut pas dire à cause de la censure, le silence et une constante tout au long de l analyse. Nous avons également observé la formation du sujet dans le discours, montrant les effets de sens multiples. En conclusion, le questionnement le point de vue monologique de la langage, en insistant sur l hétérogeneité dans les chansons analysées, ce qui est central pour l Analyse du Discours. Comme nous n avons pas la prétention d épuiser toutes les opinions ni d appréhender la totalité des énonciations qu ils émettent dans la notion de silence local, nous faisons quelques commentaires sur les questions soulevées pour la discussion et tissé a partir de l effet metaphorique, à travers : a) les formations discursives qui ont gagné en se déplaçant de nouveaux sens, b) les discours des autres dans deux dimensions: le gouvernement, et le peuple brésilien, qui mettent en évidence la place en silence (la censure) et c) la position du sujet qui, dans sa nouvelle montre d une manière hétérogéne. Nous montrons notre propriétés discursives du discours politique dans la période historique découpé, basée sur l analyse du sont fonctionnement discursif, nous avons identifié les effets de sens qui caractérise tel discours.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010SusanMarydosReis.pdf: 1407418 bytes, checksum: 31e4f0027e83736273263834bdaa10e3 (MD5) Previous issue date: 2010-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCensurapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectCensorshipfra
dc.subjectMusicfra
dc.subjectDiscourse analysisfra
dc.subjectMetaphorfra
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA arte de (não) silenciar : o silêncio local "costurado" em músicas do Chico Buarquepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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