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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A constituição e representação de identidades femininas no discurso publicitário
???metadata.dc.creator???: Pivetta, Graziela Thais Baggio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Grigoletto, Evandra
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação centra sua reflexão na relação entre o discurso publicitário e os processos de constituição e representação de identidade(s) do sujeito-mulher. Iniciamos o percurso trilhado com a retomada do quadro teórico de referência, a Análise do Discurso francesa, sob a abordagem de Michel Pêcheux, que não pensava a linguagem desvinculada da história, da ideologia, dos jogos de poder. Na teoria do discurso, encontramos o "porto seguro" em que foi possível ancorarmos e, assim, estabelecermos recortes no arquivo que constituiu o corpus, lançando um olhar que não privilegiasse somente o aspecto lingüístico, mas que também refletisse sobre o fato de que toda materialidade não-verbal produz sentido(s), untamente com as condições de produção, se inscrevendo, então, na ordem do discurso. O objetivo principal é colocar sob suspeita, digamos assim, o(s) sentido(s) que se oferecem nos anúncios publicitários como naturais e fixos, trazendo/propondo indagações sobre essa naturalidade dos sentidos, que, supostamente, só podem significar daquele modo. O procedimento das análises incide sobre os efeitos do funcionamento ideológico na/para a construção de uma identidade feminina que leve em conta o pluralismo de papéis da mulher na sociedade atual e, ao mesmo tempo, reconheça a exaltação e o culto desenfreado ao corpo e a sua (boa) forma física e estética como mecanismos relacionados à sedução e ao poder. Por fim, observamos que os mecanismos de constituição dos sentidos que primam pela uniformidade do sujeito-mulher passam pelo seu corpo, pois é através dele e do poder que lhe é designado, por sua extrema valorização, que o imaginário organiza sentidos na realidade social, instituindo-os como "verdade" e incorporando-os na "morada provisória" de uma identidade fragmentada que, ilusória e necessariamente, é entendida/tida como unificada e resolvida para que possamos (re)produzir sempre os mesmos sentidos
Abstract: This thesis focuses its discussion on the relationship among the advertising discourse and the processes of formation and representation of woman-subject s. We started the journey with the resumption of the theoretical frame of reference, the review of French Speech, under the approach of Michel Pêcheux, that not thought untied the language of history, ideology, and games of Power. In the theory of discourse, we found the safe harbor , in that we could dock, and thus we established clippings in the file that was in our corpus, launching a look that focus not only the linguistic aspect, but that reflected on the fact that all non-verbal materiality produces meaning(s), among with the production conditions, enrolling, then, itself, in the order of speech. The main objective is to put under suspicion, say so, the direction(s) that are offered in advertisements and naturals and fixed, bringing/proposing questions about this naturality of senses, which, supposedly, can only mean in that way. The procedure of analysis focuses on the effects of ideological operation in/for the construction of female identity that considers the diversity of roles of the women in current society and, in the same time, that recognizes unstopped exaltation and worship to the body and its (good) physical form and aesthetics as mechanisms related to seduction and Power. Finally, we observed that the mechanisms of formation of these senses that prime for uniformity of women-subject pass through her body, because it is through and through the Power called by its extreme value, that the imaginary organizes senses in our social reality by introducing them as truth and incorporating them into the provisional address of a fragmented identity that, necessary and illusory, it is understood/seen as unified and resolved so that we can (re)produce the same senses
Keywords: Análise do discurso
Publicidade - Textos
Crítica textual
Ideologia
Discourse analysis
Publicity - texts
Criticism, Textual
Ideology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/908
Issue Date: 3-Apr-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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