Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/899
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Da inércia à sedução : lendo os contemporâneos
???metadata.dc.creator???: Cavassola, Dercila
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura é considerada um dos principais veículos de consolidação do saber e um instrumento de construção de autonomia cidadã; e o texto literário, pelas possibilidades de ativar no leitor um processo de reflexão, se apresenta como o meio mais eficaz de fazer isso. Numa tentativa de contribuir para a formação de leitores, o presente trabalho investigativo tem como objetivo estimular a sedução pela leitura de textos literários narrativos através da seleção proposta pelo resultado das edições do 4º e 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e da leitura de textos curtos -- crônicas, contos, poemas de cordel, cartas e biografias -- em sua maioria, de autores contemporâneos. Apoiada na Estética da Recepção proposta por Jauss e Iser, na abordagem sobre a problemática dos gêneros de Cristina Mello, nas teorias da leitura e nas formulações teóricas de Flávio Carneiro sobre a literatura contemporânea, esta pesquisa, de natureza eminentemente qualitativa, envolveu a formação de dois grupos de leitores, responsáveis pela leitura e discussão dessas obras e textos. Os registros das informações, viabilizadas através de depoimentos orais, de um questionário escrito e de observação direta, demonstraram que a ficção do presente reúne melhores condições para atrair o leitor, em razão da diversidade e da pluralidade de estilos e por ela possibilitar uma maior identificação entre texto e leitor
Abstract: Reading is considered one of the main ways of knowledge consolidation and one construction instrument of citizenship autonomy; the literary texts, due to the possibilities of activating a reflection process on the reader, is presented as the most efficient way to do so. In an attempt to contribute for the readers education, this investigative work aims at stimulating the seduction for the reading of narrative literary texts through the selection proposed by the 4th and 5th edition of Passo Fundo Zaffari and Bourbon s Literature Prize and the reading of short texts chronicles, short stories, cordel poems, letters and biographies most of them from contemporary authors. Supported on the Aesthetic of Reception proposed by Jauss and Iser, on the approach of Cristina Mello s issues on gender, on the theories of reading and on the theoretical formulations about contemporary literature, this research, which has a qualitative nature, evolved the formation of two groups or readers, who are responsible for the reading and discussion about the works and the texts. The recording of information, viable through oral statements, a written questionnaire and direct observation, showed that the fiction of present gathers the best conditions to attract the readers, due to biodiversity and styles plurality, and because it makes possible a higher identification between text and the reader
Keywords: Leitura - Prática
Livros e leitura
Compreensão na leitura
Literatura - Estética
Reading - Practice
Books and reading
Reading comprehension
Literature - Aesthetics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/899
Issue Date: 11-May-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009DercilaCavassola.pdf32.44 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.