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dc.creatorLabandeira, Déborah Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8071413062988614por
dc.contributor.advisor1Grigoletto, Evandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:05Z-
dc.date.available2010-05-24-
dc.date.issued2008-08-26-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/880-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de sentido produzidos pela apropriação/incorporação que o discurso empresarial faz de palavras ou expressões em língua inglesa. Para isso, selecionamos um corpus constituído por textos publicados na Revista Exame e na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, no período de março a dezembro de 2006. Procuramos analisar, nos discursos dessas revistas, se as palavras ou expressões em inglês são consideradas estrangeirismos ou empréstimos lingüísticos e se ocorre uma apropriação ou incorporação desses elementos pelo discurso empresarial. Além disso, identificamos a presença de uma ideologia dominante no discurso empresarial e verificamos como acontece a determinação dos sujeitos que participam da constituição desse discurso. O trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, construímos uma trajetória que contempla Saussure, Benveniste, Bakhtin e Pêcheux, acerca da língua(gem). No segundo capítulo, discorremos sobre conceitos mobilizados pela teoria da Análise do Discurso Francesa (AD), tais como discurso e condições de produção, interdiscurso e intradiscurso, sujeito e ideologia, formação discursiva, designação e silêncio. Finalmente, no terceiro capítulo, apresentamos as análises das seqüências discursivas. O discurso empresarial, no que se refere às designações em inglês, ora se apropria delas, oras as incorpora, atendendo, assim, aos interesses do capitalismo dominantepor
dc.description.abstractThe present work has the objective to investigate the meaning effects produced by the ppropriation/incorporation that the business speech makes of words or expressions in the English language. In order to do that, we have selected a corpus constituted by texts published in the Exame Magazine and in Pequenas Empresas & Grandes Negocios Magazine, in a period from March to December of 2006. We tried to analyze, in the speeches of these magazines, if the words or expressions in English are considered foreign words or linguistic lending and if it happens an appropriation or incorporation of these elements by the business speech. Besides that we identified the presence of a dominant ideology in the business speech and we verified how it happens the determination of the subjects that participate of the constitution of this speech. The work was divided in three chapters. In the first chapter we built a trajectory, which regards Saussure, Benveniste, Bakhtin and Pêcheux about language. In the second chapter, we ran over about concepts mobilized by the theory of the french Speech Analysis, such as speech and production conditions, interspeech and intraspeech, subject and ideology, speech formation, designation and silence. Finally, in the third chapter, we introduce the analyses of the speech sequences. The business speech, concerning the designations in English, sometimes appropriates them, sometimes incorporate them, attending to the interests of the dominant capitalismeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008DeborahMariaLabandera1.pdf: 521719 bytes, checksum: f6e00670250b5ca7fcadae985c93131e (MD5) Previous issue date: 2008-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - Inglês comercialpor
dc.subjectLíngua inglesa - Usopor
dc.subjectComunicação de massa e negóciospor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectMass media and businesseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleA apropriação/incorporação da língua inglesa pelo/no discurso empresarial : uma análise discursivapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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