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Tipo do documento: Dissertação
Título: O que se diz às mulheres nos textos publicitários?
Autor: Scholze, Nadir Teresinha 
Primeiro orientador: Toldo, Claudia Stumpf
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar a construção da categoria de pessoa em textos publicitários veiculados em diferentes revistas destinadas ao público feminino. Esse estudo apóia-se na perspectiva enunciativa da linguagem, e, tem como suporte a Teoria da Enunciação desenvolvida por Émile Benveniste. Está organizado em três capítulos. O primeiro apresenta a concepção de gêneros do discurso segundo Bakhtin, englobando uma abordagem sobre o texto publicitário como um gênero textual que através de suas características mostra-se como uma atividade sócio-discursiva. Tendo os anúncios relação com a imagem feminina, o capítulo apresenta uma visão da mulher como receptora e consumidora e traz também um breve histórico das revistas femininas no Brasil. O segundo, destaca a teoria que orienta a nossa análise: a Teoria da Enunciação, tal como é proposta por Benveniste. Segundo esse autor, a enunciação é um acontecimento único e irrepetível. Caracteriza-se pela presença de um eu (locutor) que ao se apropriar da língua e se enunciar, instaura o tu (alocutário). Benveniste propõe a subjetividade na linguagem como uma propriedade realizável pela categoria de pessoa. O terceiro e último capítulo apresenta a análise dos textos publicitários que compõem o corpus desta pesquisa. Para a sua realização partiu-se do pressuposto de que, no texto publicitário, existem marcas lingüísticas que dão condições à instalação da categoria de pessoa. Assim sendo, procuramos verificar nos textos selecionados quais manifestações (verbais ou não-verbais) deixam transparecer a categoria de pessoa, a qual propicia a constituição da imagem da mulher, ou seja, o tu feminino
Abstract: This work aims to show the construction of the category of person in ads running in different magazines for the female public. This study is based on the enunciative perspective of language, and it is supported by the Enunciation Theory developed by Émile Benveniste. The study is organized into three chapters. The first presents the concept of discursive genres according to Bakhtin, including an approach on ads as a textual genre that through its structure and features shows itself as a socio-discursive activity. Taking into account ads relationship with female image, this chapter presents women as receivers and consumers and also brings a brief history of female magazines in Brazil. The second chapter highlights the theory that guides our analysis: the Enunciation Theory proposed by Benveniste. According to this author, the enunciation is an unique and unrepeatable fact, and it is characterized by the occurrence of an I (speaker) who, through the use of language to make enunciations, introduces the you (addressee). Benveniste proposes the subjectivity on language as a realizable property of the category of person. The third and last chapter presents ads analysis which compose the data of this research. Its realization departed from the assumption that the text language advertising brands are conditions that give up the category of person. In this way, we have tried to verify which manifestations (verbal or non-verbal) demonstrate the category of person, which provides the formation of the female image, or a female you
Palavras-chave: Análise do discurso
Propaganda - Redação
Propaganda - Linguagem
Discourse analysis
Advertising copy
Advertising-Language
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/876
Data de defesa: 24-Jul-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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