Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRöhrig, Adriana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0831549016232255por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:03Z-
dc.date.available2009-09-09-
dc.date.issued2008-06-09-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/871-
dc.description.resumoEste estudo consiste em uma análise sobre o papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí-RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Semiótica pierciana, da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados de posicionamentos, uma vez que a metodologia desta pesquisa se vale da obra de Judith Langer intitulada Pensamento e experiência literários compreendendo o ensino de literatura, na qual a reflexão da autora sobre a experiência literária se pauta em quatro posicionamentos. Assim, esta reflexão procura compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo desta dissertaçãopor
dc.description.abstractDiese Arbeit besteht aus einer Analyse der Jornadinhas Nacionais de Literatura von Passo Fundo, die zuwirdert die Darstellungen der 4. Ausgabe, für Kinder, die 10 Jahren alt sind. Diese Kinder sind aus dem Mittelstand von Ijuí. Sie lernen in einer Privatschule. Es werden Erlebnisberichte der Schüler in vier verschiedenen Momente analysiert: Pierces Semiotik, Rezeptionsästhetik und Soziologie der Lektüre. Die vier Momente sind als Haltungen genannt, weil die Methode dieser Forschung ein Werk von Judith Langer Benutz, Pensamento e experiência literários compreendendo o ensino de literatura, in dem die Reflexion der Autorin sich auch auf die vier Haltungen wirkt. Diese Überlegung möchte verstehen, wie die Erfahrungen mit Lektüre und Leben sich geben, und in welchem Moment sie sich im Prozess der Bildung der 4. Jornadinha de Literatura kreuzen und Darstellungen für die Zuhörer dieser Arbeit stimmendeu
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008AdrianaRohrig.pdf: 5002523 bytes, checksum: 5108f08d1425d62f58dc08f03a17094f (MD5) Previous issue date: 2008-06-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornadinha Nacional de Literaturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectMesswertdeu
dc.subjectKindliteraturdeu
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleO papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura na formação do leitor : representações da 4ª Jornadinhapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008AdrianaRohrig.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.