Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/869
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do fã consumidor ao fã navegador-autor : o fenômeno fanfiction
Autor: Vargas, Maria Lucia Bandeira 
Primeiro orientador: Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
Resumo: O presente trabalho combina a pesquisa de natureza bibliográfica e a de campo com o propósito de apresentar o fenômeno da fanfiction para a comunidade acadêmica, bem como de propor algumas interpretações acerca de sua natureza e das motivações que levam seus participantes a se dedicarem a essa prática. A pesquisa de campo implicou no envio e coleta, por e-mail, de questionários a autores de fanfictions, cujas respostas forneceram dados a serem cruzados com a teoria anteriormente apresentada. O termo fanfiction designa uma história fictícia, derivada de um determinado trabalho ficcional preexistente, escrita por um fã daquele original. Na pesquisa ora apresentada, a fanfiction é compreendida como uma prática de letramento online, espontânea, realizada majoritariamente por jovens em idade escolar, como parte de suas atividades de lazer, através da qual eles estabelecem para si mesmos uma identidade de autor
Abstract: The present study combines both bibliographic and field research aiming to introduce the fanfiction phenomena to the academic community, as well as propose some interpretation regarding its nature and the possible motivation behind its participants dedication to it. The field research consisted on sending, by e-mail, a questionnaire to be answered by fanfiction authors and then collecting their responses. The data collected was then studied in the light of the theory previously presented. The word fanfiction designates a fictional story, written having a previously existing one as its basis, by a fan of that original. In the research here presented it is understood as a spontaneous literacy practice, carried out mainly by young people who are in schooling age, as part of their leisure time activities, through which they establish for themselves the identity of authors
Palavras-chave: Escrita
Comunidade online
Internet na educação
Leitura (Ensino superior)
Compreensão na leitura
Leitura - Prática
Online community
Internet (Computer network) in education
Reading comprehension
Reading (Higher education)
Writing
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/869
Data de defesa: 1-Jul-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2005MariaLuciaBandeiraVargas.pdf1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.