Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVargas, Thiane de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979567277237195por
dc.contributor.advisor1Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:01Z-
dc.date.available2016-09-03-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationVARGAS, Thiane de. The space of the school library: 2013 PNBE the collection of dynamic in the final years of elementary school. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/859-
dc.description.resumoNo contexto educacional, a biblioteca escolar e seus atores constituem-se como importantes protagonistas na formação social dos estudantes, pelas possibilidades educativas e culturais, mediante a dinamização dos acervos da biblioteca e da ação docente. A presente pesquisa, cujo tema é “a biblioteca escolar como espaço de formação de leitores”, propõe um estudo acerca da dinamização do acervo literário do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) 2013, pela mediação docente no espaço da biblioteca escolar de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Passo Fundo, RS. O PNBE faz parte de uma política pública de formação de leitores, promovido pelo governo Federal, o qual, historicamente, busca garantir o acesso dos estudantes das escolas públicas a obras literárias de qualidade. Compreendendo a importância do PNBE na escola, a dimensão que a biblioteca escolar possui no processo de formação de leitores e realidade como esse espaço vem sendo tratado, percebe-se a importância de se pesquisar medidas de dinamização dos acervos literários do PNBE existentes na biblioteca. Nesse sentido, o objetivo geral desta investigação visa ressignificar a utilização do espaço e a mediação de leitura na biblioteca escolar, por intermédio da dinamização do acervo literário do PNBE 2013, objetivando a formação de leitores críticos, reflexivos e atuantes na sociedade, com atividades voltadas aos educandos dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho de pesquisa caracteriza-se como bibliográfico e exploratório, os procedimentos técnicos podem ser considerados como uma pesquisa-ação. Os referenciais teóricos utilizados para as questões da leitura e da formação de leitores na escola encontram-se nos preceitos de Chartier (1999, 2002, 2007, 2010, 2014, 2016), Silva (1986, 1996, 2009) e Zilbermann (2009). O aporte teórico de Lévy (1999) remete às questões do ciberespaço, da cibercultura e os diferentes suportes de leitura disponíveis aos leitores. Cool (2010), por sua vez, faz referência à importância das tecnologias de informação e comunicação na educação. Ainda, vislumbra-se o protagonismo dos novos perfis de leitores, preconizados por Santaella (2004, 2013). Ao final, aborda-se a importância da mediação de leitura pelo docente e o perfil do mediador de leitura na biblioteca escolar, de acordo com os preceitos de Rösing (1996, 2001, 2009, 2011), Santos (2009) e Silva (2009). Para refletir sobre o Programa Nacional Biblioteca na Escola, buscam-se referenciais dos documentos oficiais da Política de Formação de Leitores e em Ramos (2013). A proposta de intervenção no espaço da biblioteca da escola se deu pela construção de um conjunto de portfólios para a dinamização do acervo literário do PNBE 2013, por intermédio do docente responsável pela biblioteca, e da organização do espaço, na perspectiva de um centro cultural multimidial. Essa iniciativa contribui para despertar o interesse dos educandos para a leitura literária e, consequentemente, para a ampliação de seu universo culturalpor
dc.description.abstractIn the educational context, the library and its actors are important protagonists in the students social construction due to educative and cultural possibilities they may provide through the enhancement of their collection and teaching action. This investigation - namely the school library as a space for readers formation - proposes a study considering the enhancement of the literature collection from Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNDE) National Program Library in Schools - of 2013, through the active participation of teachers in the library space of a public school which is part of the municipality of Passo Fundo-RS. The PNDE is part of a governmental policy for encouraging new readers promoted by the federal state, which historically attempts at securing the access of public school students to quality literature. Aware of the importance of PNDE in schools, the dimension school libraries have in the process of forming readers, and the reality of how this space has been treated, the importance of researching ways of enhancing the literature collection from PNDE located in libraries is understandable. In this sense, the general aim of such investigation is to (re)signify the use of space and the reading mediation through the enhancement of the literature collection of the 2013 PNDE, targeting the formation of new critical readers who may contribute to society. The study is directed at students in their final years of elementary school. It is a bibliographical and exploratory work whose procedures may be considered as those from an action research. The theoretical corpus by Chartier (1999, 2002, 2007, 2010, 2014, 2016), Silva (1986, 1996, 2009), Zilbermann (2009) is used to discuss the reading matters as well as the reader formation. Lévy (1999) points to questions of cyberspace, cyber culture, and the variety of reading resources available to readers. Cool (2010) discusses the relevance of information technologies and communication in education. Still, it must be pointed out the protagonism of the new reader profiles debated by Santaella (2204, 2013). Finally, Rosing (1996, 2001, 2009, 2011), Santos (2009) e Silva (2009) contribute with their view concerning the teacher and it role as a reading mediator in school libraries. So as to reflect on Programa Nacional Biblioteca na Escola, official documentation on the Policies of Reading Formation and in Ramos (2013) are used. The activity proposal in the library space happened through the construction of a set of portfolios aiming at enhancing the PNDE 2013 literature collection, with the collaboration of the teacher responsible for the library and the organization of such space as a cultural multimedia center. This initiative contributes to awaken the students interest for the literary reading and consequently for the enhancing of their cultural sphereeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016ThianedeVargas.pdf: 2201432 bytes, checksum: baf1743b25b2c52847eef235364b1615 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectLeitores - Reação críticapor
dc.subjectReading - Developmenteng
dc.subjectschool librarieseng
dc.subjectReaders - Critical Reactioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO espaço da biblioteca escolar: dinamização do acervo do PNBE 2013 nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe space of the school library: 2013 PNBE the collection of dynamic in the final years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2016ThianedeVargas.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.