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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos argumetativos de trabalho em textos oficiais e em textos de estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The argumetativos senses work in official texts and high school students texts
Autor: Euzébio, Gilmar de Assis 
Primeiro orientador: Graeff, Telisa Furlanetto
Resumo: No ano de 2011, iniciou-se a implementação do Ensino Médio Politécnico na maioria das escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. O intuito do programa foi, principalmente, realizar a vinculação entre teoria e prática na formação dos alunos, partindo das discussões sobre o mundo do trabalho. Nesse contexto, os professores foram preparados para atuar diante desse novo desafio, recebendo materiais sobre o mundo do trabalho como apoio teórico principal, os quais foram produzidos por estudiosos de destaque na área. Dentre esses materiais, está o artigo Trabalho como princípio educativo da Prática Pedagógica Real, documento oficial analisado nesta dissertação. O tema desta dissertação estabelece-se como: os sentidos argumentativos de trabalho no contexto educacional, em que o problema investigado é como se relacionam os sentidos argumentativos de trabalho expressos por estudantes com as concepções de trabalho, apresentadas no documento oficial. Em vista disso, são objetivo seus: cotejar a concepção de trabalho em textos produzidos por jovens estudantes de duas escolas, que participaram desta experiência, com as concepções de trabalho verificadas no texto oficial analisado. A semântica argumentativa, marco teórico desta dissertação, apresenta-nos a oportunidade de termos um olhar linguístico sobre a argumentação que permeia esses textos sobre a questão do trabalho. Desenvolvida por Oswald Ducrot e Anscombre (1983) e ampliada por Marion Carel (1992), a teoria tem como base a análise dos encadeamentos argumentativos que criam sentidos nos textos. Os sentidos argumentativos de trabalho expressos nos textos dos estudantes diferenciou-se dos sentidos argumentativos apresentados pelo texto oficial analisado, aproximando-se dos sentidos expressos pelo senso comum. As análises demonstram que há uma conformidade nas produções dos alunos com as indicações apresentadas pela sociedade de que o trabalho conduz ao êxito, pois a organização social oferece condições a todos os sujeitos que estão dispostos a participar da vida social e a alcançar o êxito pessoal através do trabalho
Abstract: In the year 2011, started the implementation, in the majority of the state public schools of Rio Grande do Sul, the Polytechnic High School. The intention of the programme was, mainly, to perform the linking between the theory and practice at the students formation, from the discussions about the employment world. In this context, teachers were prepared to act in front of this new challenge, receiving materials about the work world as main theoretical support, which were produce by significant researches in the area. Among these materials, is the article Work as educational principle of the Real Pedagogic Practice, official document analyzed in this study. The theme of this dissertation establishes as being: the argumentative meanings of work in the educational context, in which the investigated problem is how the argumentative meanings of work expressed by students related with the expressed meanings in official texts of their school? As a result, the objective establishes as being: collating the conception of work in texts produced by young students of two schools, who participated in that experience, with the conceptions of work verified at the official text analyzed. The argumentative semantic establishes as theoretical mark of this dissertation, because presents us the opportunity of have a linguistic look about the argumentation which guides these texts about this question of work. Developed by Oswald Ducrot and Anscombre (1983) and expanded by Marion Carel (1992), the theory has as its basis the analysis of the argumentative chains that create meanings on the text. The argumentative meanings of work expressed in the student s texts differentiated itself from the meanings expressed by the common sense. The analysis showed that there is a conformity in the productions of the students with the indications presented by society that the work leads to success, because the social organization offers conditions to all the subjects that are willing to participate of the social life and to achieve the personal success through work
Palavras-chave: Semântica
Análise do discurso literário
Trabalho
Educação
Semantics
Analysis of literary discourse
Job
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: EUZÉBIO, Gilmar de Assis. The argumetativos senses work in official texts and high school students texts. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/851
Data de defesa: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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