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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Revista Veja e o caso do menino Bernardo : um olhar da semiótica discursiva sobre uma reportagem
Other Titles: The Veja magazine and the case of Bernardo boy : a look of discursive semiotics on a report
???metadata.dc.creator???: Schallemberger, Rafaelly Andressa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Crestani, Luciana Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa volta-se ao estudo das estratégias enunciativas empregadas pela Revista Veja na produção de reportagens. Tem como objetivo analisar as estratégias enunciativas e compreender os efeitos de sentido decorrentes da articulação de recursos verbais e não verbais na construção do texto que contribuem para a adesão do enunciatário ao discurso veiculado, mobilizando-o para a leitura/consumo da revista. O corpus é um texto sincrético, uma reportagem da Revista Veja impressa Ele gritou, mas não deu tempo . Esta análise tem como aporte teórico a Semiótica Discursiva. A escolha dessa abordagem teórico-aplicada justifica-se pelo fato de que a Semiótica Discursiva contempla os estudos dos elementos da superfície textual, que convergem para a persuasão do leitor. A abordagem teórica norteadora é de base enunciativo-discursiva, amparada em Greimas (2013, 2014) e em outros estudiosos do assunto, como Fiorin (1996, 1997, 2006, 2008, 2012), Barros (2002, 2003, 2005, 2012) e Gomes (2005, 2007, 2008, 2009). Na perspectiva do discurso jornalístico, destaca-se Hernandes (2004, 2006, 2009) e, a respeito da formação sócio-ideológica, Bakhtin (2011, 2014). Os procedimentos metodológicos correspondem a uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com análise do corpus selecionado. Como resultados, verificamos que na reportagem analisada são empregados diversos recursos para obter o arrebatamento do leitor. Esses recursos podem ser divididos em dois grandes grupos, os de ordem racional (fazer-saber) e os de ordem passional (fazer-sentir). No primeiro grupo, observamos os recursos da actorialização, ancoragem, a delegação de vozes em discurso direto aos atores do enunciado, a objetividade e neutralidade por parte do narrador que se enuncia em terceira pessoa (coerções genéricas do gênero reportagem). No segundo grupo, evidenciamos os elementos de ordem passional, como o emprego das fotografias, o tipo de letra, a diagramação, as legendas, certas escolhas linguísticas como o uso de adjetivos, tempos verbais (tanto pelo narrador, quando pelos interlocutores), emprego da categoria de pessoa pelos interlocutores (1ª ou 3ª), elementos que levam o leitor a compartilhar dos sentimentos do interlocutor. O uso de todos esses recursos faz com que o leitor deseje comprar a revista, não apenas para se informar (querer-saber), mas também para sentir (querer-sentir). Além disso, a estrutura narrativa do texto remete aos contos de fadas, como o da Cinderela e o da Branca de Neve, o que constitui um arquétipo de narrativa com que o leitor se identifica, na medida em que desperta memórias cristalizadas. Evidencia-se, então, que elementos concernentes ao nível discursivo e também à narratividade implicada no texto constituem estratégias voltadas à adesão do leitor ao discurso veiculado
Abstract: This research focuses on the enunciative strategies used by the magazine Veja in producing its reporting. Our objective is to analyze the enunciative strategies and understand the effect on meaning arising from how verbal and non-verbal resources are joined together in building a text that aids in bonding the individual enunciated to the vehiculated discourse, turning him or her into a regular consumer of the magazine. The corpus is a syncretic text, an article from the printed edition of Veja titled "He cried out, but there was no time". This analysis has its theoretical basis in Discursive Semiotics. The choice for this theoretical-applied approach is justified by the fact that Discursive Semiotics has to do with the study of elements of the textual surface which converge in persuading the reader. The guiding theoretical approach is basically enunciative-discursive, supported in Greimas (2013, 2014) and in other scholars of the subject, like Fiorin (1996, 1997, 2006, 2008, 2012), Barros (2002, 2003, 2005, 2012) and Gomes (2005, 2007, 2008, 2009). From the perspective of journalistic discourse, Hernandes stands out (2004, 2006, 2009) and, with respect to socio-ideological formation, Bakhtin (2011, 2014). The methodological procedures are a bibliographic and qualitative search, with analysis of the selected corpus. As to results, we verified that in the article analyzed various resources are used to sweep the reader away. These resources can be divided into two large groups, those of rational order (doing-knowing) and those of emotional order (doing-feeling). In the first group, we observe the resources of actorialization, anchoring, the delegation of voices in direct discourse to the actors of the enunciated material, the objectivity and neutrality on the part of the narrator who enunciates himself in the third person (generic coercions in the reporting category). In the second group, we show elements of emotional order, like the use of photographs, typeface, diagramming, captions, certain linguistic choices like the use of adjectives, tenses (narrator as well as interlocutors), use of person category by the interlocutors (1st or 3rd), elements which move the reader to share in the feelings of the interlocutor. The use of all these resources makes the reader want to buy the magazine, not only for information (want-know), but also to feel (want-feel). In addition, the narrative structure of the text is reminiscent of fairy tales, like Cinderella and Snow White, which constitutes an archetype of narrative with which the reader identifies, insofar as these arouse crystalized memories. It is evident, then, that elements concerning the discursive level and also the narrativity implied in the text constitute strategies designed to bond the reader to the vehiculated discourse
Keywords: Análise do discurso literário
Comunicação de massa - Semiótica
Jornalismo
Crime
Imprensa
Redação de textos jornalísticos
Analysis of literary discourse
Mass communication - Semiotics
Journalism
Crime
Press
Writing newspaper articles
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SCHALLEMBERGER, Rafaelly Andressa. The Veja magazine and the case of Bernardo boy : a look of discursive semiotics on a report. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/848
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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