Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSpilmann, Ivomar Antônio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2693560502467117por
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859963389320763por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:08:59Z-
dc.date.available2009-08-14-
dc.date.issued2007-03-16-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/844-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é analisar a escolha e o uso do livro didático de língua inglesa que adota uma abordagem comunicativa em escolas de idiomas localizadas na região oeste de Santa Catarina. Especificamente, objetiva-se estudar a relação da escolha e uso do livro didático com a formação dos professores (graduados em Letras ou não), com as condições oferecidas pelo próprio livro didático e com a metodologia de ensino de língua estrangeira adotada pela escola. Para tanto, foram entrevistados coordenadores e professores de quatro escolas de idiomas da região pesquisada, e analisados os livros didáticos utilizados pelas mesmas. Dos resultados obtidos neste estudo, verifica-se que métodos tradicionais são ainda utilizados em escolas que adotam um ensino comunicativo devido à falta de conhecimento da abordagem, que exige uma competência lingüísticodiscursiva e pedagógica para que exista, nas aulas, uma interação dos alunos com a língua alvo. Observa-se, ainda, que o uso do livro didático em uma pretendida abordagem comunicativa acaba por mesclar-se com o uso de métodos estruturalistas e que esses são utilizados aleatoriamente pelos professores, sem a observação de fatores importantes em relação à abordagem e à aquisição da segunda língua. Os livros didáticos analisados demonstram a possibilidade de extrapolação do ensino da gramática para uma abordagem comunicativa. No entanto, tal transcendência parece não acontecer em função de aspectos formativos dos professores em relação ao ensino de língua estrangeira, já que parecem ter internalizado modelos comportamentalistas de ensinopor
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze the choice and use of the textbook of English that follows a communicative approach in language institutes in the west of Santa Catarina. We try to observe, mainly, the relationship between the choice and use of the textbook with the teachers knowledge and graduation (or not) in Languages at university, according to the aspects of the textbook and the methodology of English teaching at the school. Therefore, we have interviewed coordinators and teachers from four English institutes in that region and we have analyzed the textbooks used there. According to the results, we observe that the traditional methods are still used in the schools that follow the communicative approach due to the lack of knowledge about this approach, which demands a linguistic, discursive and pedagogical competence in order to exist, in the classes, an interaction among the students and the target language. We still observe that the use of the textbook in the communicative approach ends up mixing with the use of structured methods and they are used at random by the teachers, not caring about the important factors related to the approach and the second language acquisition. The textbooks analyzed show the possibility of using the grammar in a communicative way. However, such possibility does not happen because the way the teachers were taught and really teach English, as it seems they have internalized traditional patterns of teachingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007IvomarAntonioSpilmann.pdf: 1072031 bytes, checksum: 2cc880c1ffee0493f1dbf1525670fbc6 (MD5) Previous issue date: 2007-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectComunicação na educaçãopor
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopor
dc.subjectCommunication in educationeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleO livro didático no ensino de inglês em escolas de idiomas : aspectos lingüísticos e pedagógicospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.