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dc.creatorFabeane, Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310270751635215por
dc.contributor.advisor1Kripka, Moacir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7554233520986997por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:53Z-
dc.date.available2015-09-16-
dc.date.issued2015-04-14-
dc.identifier.citationFABEANE, Ricardo. Pontes mistas aço-concreto : estudo de diretrizes para dimensionamento otimizado. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/337-
dc.description.resumoÉ amplamente reconhecida a elevada importância que as obras de arte (pontes e viadutos) têm nos sistemas viários. Suas principais funções estão associadas à transposição de obstáculos, à facilitação de acesso e à diminuição de distâncias, embora em alguns casos seus resultados extrapolem estes quesitos e atribuam também um caráter de referência a estas obras, sejam por sua forma estética ou pelo vão vencido. Em função do alto custo associado a sua construção, a escolha de um sistema estrutural adequado e de um dimensionamento bem elaborado são fatores determinantes na viabilização dessas obras. No que se refere a pontes e viadutos de pequenos e médios vãos, embora o sistema preferido atualmente pelos projetistas brasileiros seja em concreto tanto armado como protendido, observa-se que o sistema misto aço-concreto pode constituir uma solução atrativa, pois além de demandar um menor tempo de execução, esse sistema também é capaz de aliar as vantagens dos elementos de aço (como alta resistência a tração, construção industrializada, flexibilização de formas, alto controle dimensional e rapidez de montagem) às vantagens do concreto (como boa resistência à compressão, menor custo econômico e elevada massa e estabilidade). Com base nessas características, o desenvolvimento do presente trabalho tem como proposta fornecer diretrizes que tornem o uso do sistema misto aço-concreto mais racionalizado para pontes. Como meio de atingir os objetivos propostos, um problema de otimização foi formulado com vistas a minimizar o custo por metro da estrutura de pontes mistas a partir da redução do peso dos conjuntos de longarinas de aço, que foi realizada variando-se as dimensões das seções destes elementos. A verificação dos elementos da ponte foi efetuada segundo as diretrizes da norma AASHTO (2012). A implementação da formulação foi seguida da análise de pontes biapoiadas para diferentes vãos e número variável de longarinas. Os resultados obtidos propiciaram a obtenção de parâmetros visando o dimensionamento econômico de pontes, indicando que a utilização de critérios baseados no emprego de técnicas de otimização pode gerar uma significativa redução no custo das estruturaspor
dc.description.abstractIt is widely recognized the great importance that the bridges and viaducts have on road systems. Its main functions are linked to the obstacles transposition, the access improvement and distances decrease, although in some cases the results go beyond these questions and also assign a reference character to this kind of construction, whether by its aesthetic form or by its clear span. Due to the high cost associated with its construction, the choice of an appropriate structural system and an optimized design are key factors in enabling these constructions. Related to small and medium spans bridges and viaducts, although currently the preferred system by Brazilian engineers are in reinforced or prestressed concrete, it is observed that the steel-concrete composite system can be an attractive solution due to its smaller construction time and by the fact that this system is able to combine the advantages of steel elements (such as high tensile strength, industrialized construction, flexibility of forms, high dimensional control and speed of erection) to the advantages of concrete (like good compression resistance, lower economic cost and high mass and stability). Based on these characteristics, the development of this study aims to provide guidelines that result in optimized steel-concrete composite bridges. As a mean to achieving the proposed objectives an optimization problem was formulated in order to minimize the cost per meter of the structure of composite bridges from reducing the weight of the steel girders sets, which was performed by manipulating the section dimensions of these elements. The design check of the bridge elements was performed according to the AASHTO (2012) standard. The implementation of the formulation was followed by the analysis of simple span bridges for different spans and number of girders. The obtained results enabled the identification of parameters that results in an economic design of composite bridges, indicating that the use of criteria based on optimization techniques can produce a significant reduction in the structure costseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015RicardoFabeane.pdf: 1384331 bytes, checksum: 2a7114b1178f071680077b46f2d5c261 (MD5) Previous issue date: 2015-04-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPontes - Projetos e construçãopor
dc.subjectOtimização estruturalpor
dc.subjectEngenharia civilpor
dc.subjectBridges - Design and Constructioneng
dc.subjectStructural optimizationeng
dc.subjectCivil Engineeringeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.titlePontes mistas aço-concreto : estudo de diretrizes para dimensionamento otimizadopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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