???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3015
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Práticas leitoras literárias nos 'Caminhos e Estações': o perfil leitor experienciado dos estudantes de nono ano das escolas públicas municipais de Passo Fundo |
???metadata.dc.creator???: | Cunert, Fátima Cristina dos Passos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Verardi, Fabiane |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta tese tem por objetivo examinar o perfil leitor experienciado dos estudantes do nono ano das escolas públicas municipais polo localizadas na cidade de Passo Fundo/RS, que participaram da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, vinculada à Universidade de Passo Fundo e com o endosse da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, no ano de 2017. Durante o evento, os jovens se envolveram em atividades de leitura literária, denominadas 'Caminhos e Estações'. A pesquisa inclui as seguintes instituições polo: E.M.E.F. Antonino Xavier, E.M.E.F. Daniel Dipp, E.M.E.F. Dyógenes Martins Pinto e E.M.E.F. São Luiz Gonzaga. O mote é investigar de que forma as preferências literárias dos alunos são moldadas pela interação com profissionais da educação. Dada as transformações contemporâneas relacionadas à comunicação, o advento de novas tecnologias e as diferentes maneiras de se ler, torna-se essencial entender como os adolescentes interagem com a literatura, a fim de potenciar as oportunidades de aprendizado; também, participaram da "Jornada em Movimento" em 2017, e as informações foram obtidas por meio de questionários e entrevistas. Para cada classe, foram escolhidos dois estudantes um com hábito de leitura e outro com pouca familiaridade com essa prática que, por sua vez, foram indicados pelo(a) professor(a) de Língua Portuguesa. A investigação busca compreender como as práticas de leitura literária se estabeleceram, e de que maneira esses educandos, enquanto leitores, se engajaram nesse processo. Ademais, visa explorar como as oficinas e as atividades realizadas estão interligadas à formação do perfil leitor experienciado e qual o efeito das vivências nas Estações de Leitura e na construção da apreciação pela literatura. A metodologia adotada nesta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, incorporando aspectos tanto qualitativos quanto quantitativos. A fundamentação teórica é baseada em autores como Larrosa (2003, 2020), Petit (2017), Santaella (2015), Zilberman (2016) e Failla (2024). Este estudo é também caracterizado como uma pesquisa de campo, envolvendo 188 alunos das escolas polo, além de ser classificado como pesquisa-ação, uma vez que investiga processos sociais e educacionais nos quais os participantes desempenham um papel ativo. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, permitindo uma análise minuciosa do perfil leitor dos sujeitos com a literatura. Os resultados conduzem à conclusão de que as iniciativas de leitura literária implementadas pela Pré-Jornadinha e a Jornadinha tiveram um impacto positivo na formação de leitores mais competentes. Notou-se que a realização da leitura, quando feita de forma dialogal e reflexiva, pode funcionar como um potente meio de transformação, tanto em nível pessoal quanto em âmbito social. Entretanto, a investigação também ressaltou alguns desafios. A falta de continuidade nas atividades literárias que se seguem à Jornadinha, e a carência de ambientes destinados à leitura livre nas instituições de ensino, restringem o desenvolvimento de um hábito de leitura duradouro. Por conseguinte, é fundamental destacar a necessidade de revitalizar a ¿Jornadinha¿ como uma ferramenta para promover a cultura da leitura entre os discentes da educação pública municipal de Passo Fundo. |
Abstract: | This thesis aims to examine the reading profile of ninth-grade students from public municipal schools located in the city of Passo Fundo/RS, who participated in the 8th National Literature Day, linked to the University of Passo Fundo and with the endorsement of the City Hall of Passo Fundo, in 2017. During the event, the young people engaged in literary reading activities, called 'Paths and Stations'. The research includes the following institutions: E.M.E.F. Antonino Xavier, E.M.E.F. Daniel Dipp, E.M.E.F. Dyógenes Martins Pinto and E.M.E.F. São Luiz Gonzaga. The aim is to investigate how students' literary preferences are shaped by interaction with education professionals. Given the contemporary transformations related to communication, the advent of new technologies and the different ways of reading, it is essential to understand how adolescents interact with literature in order to enhance learning opportunities; they also participated in the "Jornada em Movimento" in 2017, and the information was obtained through questionnaires and interviews. For each class, two students were chosen - one with a reading habit and the other with little familiarity with this practice - who, in turn, were nominated by the Portuguese Language teacher. The research seeks to understand how literary reading practices were established and how these students, as readers, engaged in this process. Furthermore, it aims to explore how the workshops and activities carried out are interconnected with the formation of the reader profile experienced and what the effect is of the experiences in the Reading Stations and in the construction of the appreciation for literature. The methodology adopted in this research is classified as exploratory and descriptive, incorporating both qualitative and quantitative aspects. The theoretical foundation is based on authors such as Larrosa (2003, 2020), Petit (2017), Santaella (2015), Zilberman (2016) and Failla (2024). This study is also characterized as field research, involving 188 students from the main schools, in addition to being classified as action research, since it investigates social and educational processes in which the participants play an active role. Data collection was carried out through questionnaires and semi-structured interviews, allowing a detailed analysis of the reading profile of the subjects with literature. The results lead to the conclusion that the literary reading initiatives implemented by Pré-Jornadinha and Jornadinha had a positive impact on the formation of more competent readers. It was noted that reading, when done in a dialogical and reflective manner, can function as a powerful means of transformation, both on a personal and social level. However, the research also highlighted some challenges. The lack of continuity in literary activities that follow the Jornadinha, and the lack of environments designed for free reading in educational institutions, restrict the development of a lasting reading habit. Therefore, it is essential to highlight the need to revitalize the "Jornadinha" as a tool to promote a culture of reading among students in the public education system of Passo Fundo. |
Keywords: | Leitura - Prática Leitores - Desenvolvimento Escolas municipais - Passo Fundo (RS) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | CUNERT, Fátima Cristina dos Passos. Práticas leitoras literárias nos 'Caminhos e Estações': o perfil leitor experienciado dos estudantes de nono ano das escolas públicas municipais de Passo Fundo. 2025. 397 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3015 |
Issue Date: | 15-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025FatimaCristinadosPassosCunert.pdf | Tese de Fátima Cristina dos Passos Cunert | 3.42 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.