Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2691
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação diagnóstica de língua portuguesa: habilidades e competências leitoras dos alunos do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública de Porto Velho - RO
???metadata.dc.creator???: Bassanin, Juliana Oliveira Rezende 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Verardi, Fabiane
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa apresenta discussões sobre o tema avaliação diagnóstica, tendo como problemas de pesquisa: Quais princípios fundamentam a elaboração desta Avaliação diagnóstica do Estado de Rondônia? Quais estratégias foram adotadas para checagem das habilidades leitoras avaliadas? O que esperar desta competência leitora avaliada, depois do período de pandemia? As avaliações estaduais foram produzidas de acordo com os referenciais curriculares e a BNCC e visou a forma híbrida nas quais as aulas foram conduzidas? Partindo do contexto supracitado, o objetivo geral consistiu em investigar como se deu o processo das Avaliações Diagnósticas e quais os mecanismos elaborados na sua construção e avaliação. O referencial teórico foi elaborado através das bases trazidas por Cagliari (1994), Carvalho (2014), Chartier (1998, 1990), Colomer (2007), Fernandes (2009), Garcia (2001), Lück (2019), Luckesi (2002, 2018), Saviani (2007, 2011, 2015), Dias Sobrinho (2003), Solé (1998), Zilberman (1985, 1996, 2003, 2009) e outros autores. A metodologia utilizou a abordagem qualitativa, com objetivo exploratorio-descritivo através de análise documental nos resultados Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia - SAERO, especificamente do componente curricular de Língua Portuguesa dos alunos do 9º ano. Com os resultados do ano de 2022, as informações encontradas evidenciam que os alunos do 9º ano tiveram um padrão de desempenho alocado no padrão básico, isto é, ainda abaixo do esperado para a conclusão do ensino fundamental, sendo desafiador e merece ser visto com cautela estes resultados referente ao ano de 2022, no sentido de criar mecanismos para sanar as fragilidades pelo desempenho demonstrado. Na conclusão do estudo, frisa-se que, além de comprender a importância do ato de avaliar a aprendizagem começando com o diagnóstico para ter um cenário que viabiliza estratégias pedagógicas, mas também acompanhar os os indicadores obtidos por meio dos resultados da avaliação externa, visto que toda planificação depende desses dados, tão logo direciona o planejamento pedagógico dos professores e das escolas, estimulando ações que diminuam as lacunas apresentadas no componente curricular de Língua Portuguesa em relação à leitura.
Abstract: This research presents discussions on the topic of diagnostic assessment, having as research problems: What principles underlie the elaboration of this Diagnostic assessment of the State of Rondônia? What strategies were adopted to check the reading skills assessed? What to expect from this skill rated reader, after the pandemic period? State assessments were produced in accordance with the curricular references and the BNCC and aimed to form hybrid in which the classes were conducted? Based on the aforementioned context, the The general objective was to investigate how the Assessment process took place Diagnoses and what mechanisms are developed in their construction and evaluation. THE theoretical framework was developed based on the bases brought by Cagliari (1994), Carvalho (2014), Chartier (1998, 1990), Colomer (2007), Fernandes (2009), Garcia (2001), Lück (2019), Luckesi (2002, 2018), Saviani (2007, 2011, 2015), Dias Sobrinho (2003), Solé (1998), Zilberman (1985, 1996, 2003, 2009) and other authors. The methodology used a qualitative approach, with an exploratory-descriptive objective through documentary analysis in the results Permanent Evaluation System Educational of Rondônia - SAERO, specifically the curricular component of Portuguese language for 9th year students. With the results from the year 2022, the information found shows that 9th grade students had a standard of performance allocated to the basic standard, that is, still below expectations for the completion of elementary school, being challenging and deserves to be viewed with caution these results referring to the year 2022, in order to create mechanisms to remedy the weaknesses due to the demonstrated performance. At the conclusion of the study, it is emphasized that, in addition to understanding the importance of evaluating learning, starting with the diagnosis to have a scenario that enables pedagogical strategies, but also monitor the indicators obtained through the results of the external evaluation, since all planning depends on this data, as soon as it directs planning pedagogical approach of teachers and schools, encouraging actions that reduce gaps presented in the Portuguese Language curricular component in relation to reading.
Keywords: Avaliação educacional
Ensino fundamental
Prática de ensino
Incentivo à leitura
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BASSANIN, Juliana Oliveira Rezende. Avaliação diagnóstica de língua portuguesa: habilidades e competências leitoras dos alunos do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública de Porto Velho - RO. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2691
Issue Date: 9-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024JulianaOliveiraRezendeBassanin.pdfDissertação Juliana de Oliveira Rezende Bassanin1.24 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.