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dc.creatorOliveira Junior, Emerson Rogério de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5581596394585827por
dc.contributor.advisor1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.contributor.advisor-co1Gil, Henrique Manoel Pires Teixeira-
dc.date.accessioned2024-08-13T16:45:43Z-
dc.date.issued2024-05-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JUNIOR, Emerson Rogério de. Pensamento computacional como eixo norteador para melhorar funções neuropsicológicas de atenção e memória. 2024. 100 f. Tese (Doutorado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2690-
dc.description.resumoUm desafio a ser enfrentado quando se busca a manutenção do processo de envelhecimento saudável é a preservação das funções neuropsicológicas de atenção e de memória. Devido ao processo de envelhecimento, quanto mais a população está envelhecendo, maior é o risco de apresentar declínios cognitivos nestas funções. Portanto, investigar e descobrir atividades que busquem evitar ou retardar problemas decorrentes dessas funções se torna cada vez mais relevante. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi analisar o apoio do pensamento computacional na melhora das funções neuropsicológicas de atenção e de memória em pessoas idosas. O método empregado envolveu a aplicação de uma sequência didática, estruturada em dez oficinas, com periodicidade de uma vez por semana, com duração de uma hora e meia (90 minutos), durante sete meses. A proposta pedagógica foi fundamentada na teoria construtivista de Piaget e as atividades envolveram a utilização da linguagem de programação de blocos Scratch. Antes da primeira oficina foi aplicado o teste Neupsilin, com o objetivo de verificar as funções neuropsicológicas de atenção e memória. Logo após o encerramento da intervenção, este exame foi reaplicado, desta vez para verificar a melhora das funções de atenção e de memória. Uma terceira aplicação do Neupsilin ocorreu seis meses após a segunda aplicação, desta vez para verificar a manutenção das funções neuropsicológicas de atenção e memória. Participaram do estudo 22 pessoas com idade superior a 54 anos. Os instrumentos utilizados foram o MiniMental, o GDS e o Neupsilin. Foram elaboradas três produções científicas. A primeira produção apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre ensaios clínicos envolvendo atenção e memória para pessoas idosas com utilização de treinamento cognitivo computadorizado. A revisão identificou que o treinamento cognitivo computadorizado apresenta ganhos na atenção, memória, funções executivas, humor, velocidade de processamento, diminuição da depressão e melhora na qualidade de vida das pessoas idosas. A segunda produção apresenta os resultados obtidos com a aplicação do Neupsilin, com foco na memória e, como resultado importante, foi verificada uma melhora e manutenção da memória prospectiva dos participantes da intervenção. A terceira produção apresenta os resultados obtidos com foco na atenção, funções executivas e memória de trabalho. Também, neste caso, foi verificada uma melhora e manutenção da atenção entre os participantes da intervenção.por
dc.description.abstractA challenge to be faced when seeking to maintain the healthy aging is the preservation of the neuropsychological functions of attention and memory. Due to the aging process, the more population is aging, the greater the risk of experiencing cognitive decline in these functions. Therefore, investigate and discover activities that seek to avoid or delaying problems arising from these functions becomes increasingly relevant. In this sense, the general objective of this study was to analyze the support of computational thinking in improving the neuropsychological functions of attention and memory in elderly people. The method used involved the application of a didactic sequence, structured in ten workshops, with frequency of once a week, lasting one and a half hours (90 minutes), for seven months. The pedagogical proposal was based on Piaget's constructivist theory and the activities involved the use of Scratch block programming language. Before the first workshop it was the Neupsilin test was applied, with the aim of verifying the functions neuropsychological aspects of attention and memory. Shortly after the end of the intervention, this test was reapplied, this time to verify the improvement of attention and memory functions. A third application of Neupsilin occurred six months after the second application, this time to check maintenance of the neuropsychological functions of attention and memory. Participated in the study 22 people over the age of 54. The instruments used were the MiniMental, GDS and Neupsilin. Three scientific productions were produced. The first production presents a systematic review of the literature on clinical trials involving attention and memory for elderly people with use of computerized cognitive training. The review identified that the computerized cognitive training presents gains in attention, memory, executive functions, mood, processing speed, decreased depression and improvement in the quality of life of elderly people. The second production presents the results obtained with the application of Neupsilin, with focus on memory and, as an important result, an improvement and maintenance of prospective memory of intervention participants. The third production presents the results obtained with a focus on attention, functions executive and working memory. Also, in this case, a improvement and maintenance of attention among intervention participants.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-08-13T16:45:41Z No. of bitstreams: 1 2024EmersonRogeriodeOliveiraJunior.pdf: 4720288 bytes, checksum: b2b74630f879dfeca3f43026b36b260c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T16:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024EmersonRogeriodeOliveiraJunior.pdf: 4720288 bytes, checksum: b2b74630f879dfeca3f43026b36b260c (MD5) Previous issue date: 2024-05-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde - ISpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectNeuropsicologiapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titlePensamento computacional como eixo norteador para melhorar funções neuropsicológicas de atenção e memóriapor
dc.typeTesepor
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Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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