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dc.creatorGiaretta, Carlos Alberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430641450906150por
dc.contributor.advisor1Brandli, Luciana Londero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4109261310326480por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:37Z-
dc.date.available2011-09-05-
dc.date.issued2006-12-05-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/267-
dc.description.resumoAs organizações brasileiras vêm sendo pressionadas pelas ocorrências decorrentes da abertura de mercados, tendo a necessidade de buscar através da Gestão Ambiental, ferramentas de gestão capazes de garantir a excelência em qualidade e padrões tecnológicos, bem como eficácia em processos e capacidade de negociação, aliadas a preservação do ambiente natural e a manutenção da qualidade de vida no planeta. Este trabalho tem como objetivo desenvolver o planejamento estratégico desmembrando-o em ações capazes de viabilizar o desenvolvimento sustentável de uma organização, preservando o meio ambiente e gerando, portanto, um diferencial a imagem da empresa e de seus produtos. o estudo foi realizado em uma empresa recicladora de papéis. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, sendo o planejamento orientado aos três níveis: o gerencial, operacional e técnico, a partir do método de gerenciamento de aspectos e impactos ambientais (GAIA) e da adaptação do modelo utilizado pelo Banco do Nordeste. Os dados levantados e analisados contemplam todos os departamentos da organização e os stakeholders e demonstram, através da utilização da matriz de avaliação, os níveis de sustentabilidade de recursos humanos, fornecedores e processo produtivo, capital, clientes, produto, concorrência, indicadores, nível operacional, nível técnico. Elencadas as deficiências e potencialidades estabeleceu-se o planejamento estratégico vislumbrando os aspectos ambiental, econômico e social. Verificou-se que a empresa apresenta deficiências de comunicação com os stakeholders, processos com altos níveis de consumo de recursos naturais, sem tratamento adequado dos mesmos antes da devolução à natureza, déficit tecnológico perante os concorrentes e incapacidade de auto-financiar esse processo de renovaçãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006CarlosAlbertoGiaretta.pdf: 1358028 bytes, checksum: 0dc5f6f5dce4fc05747db9ecfc7afc30 (MD5) Previous issue date: 2006-12-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectControle de poluição - Indústriapor
dc.subjectIndústria de reciclagempor
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.subjectPollution control industryeng
dc.subjectRecycling industryeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAOpor
dc.titleO planejamento estratégico como ferramenta auxiliar a gestão e ao desenvolvimento organizacional sustentável aplicado a uma empresa recicladora de papéispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental



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