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dc.creatorReis, Márcia Almeida dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153556372596665por
dc.contributor.advisor1Aquino, Ivânia Campigotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144020963534684por
dc.date.accessioned2024-06-06T13:17:26Z-
dc.date.issued2024-03-11-
dc.identifier.citationREIS, Márcia Almeida dos. As lendas como patrimônio cultural-literário do vale do Guaporé (RO). 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2663-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar as lendas como patrimônio cultural-literário do vale do Guaporé (RO)por meio da obra Lendas do Guaporé (2007), de Matias Alves Mendes. Neste sentido, fizemos a seguinte problematização: a leitura da referida obra possibilita a compreensão das culturas das populações que residem em território rondoniense? Como as lendas do Guaporé se tornam patrimônio cultural da população do Vale do Guaporé. Para a elaboração do texto da dissertação foram definidos os seguintes objetivos específicos: refletir acerca das relações entre a formação do povo rondoniense, especialmente do Vale do Guaporé, e as lendas da região que são apresentadas na obra ¿Lendas do Guaporé¿, de Matias Alves Mendes; apresentar para Rondônia e, consequentemente, para o mundo esse Vale que é cercado de mistérios sustentados nas lendas do Guaporé. A obra Lendas do Guaporé retrata parte da formação do povo rondoniense ao tratar da história das comunidades quilombolas e de outros imigrantes que vieram para a região durante o processo de colonização e durante os ciclos econômicos. A pesquisa apresenta, ainda, estudos relacionados aos mitos e às lendas, sob diferentes perspectivas teóricas, com intuito de se entender essas narrativas como elementos pertencentes à cultura, não apenas de povos primitivos, mas também contemporâneos, que continuam buscando nas narrativas primordiais explicações para suas dúvidas e conflitos. Em seguida, conceitua mito e lenda, estabelecendo a diferença entre eles, e discorre sobre a ideia de que, na região amazônica, desde a sua colonização, o mito e a lenda têm se revelado uma via de divulgação da história cultural das comunidades que povoam essa região. A metodologia que se utilizou na produção deste trabalho foi bibliográfica, tendo como fonte basilar a obra Lendas do Guaporé (2007), de Matias Alves Mendes e como auxílios teóricos Mito e realidade (2004) de Mircea Eliade, Amazônia: estado, homem, natureza (2014) de Violeta Loureiro, O poder do mito (1990), de Joseph Campbell, Dicionário do folclore brasileiro (1997) e Literatura oral no Brasil (2006), de Câmara Cascudo e outras obras que contribuíram para a reflexão do presente tema. Na análise que segue, demonstrase que este estudo permitiu compreender que as lendas são proponentes do sentimento primordial do homem, que imprime à cultura uma leveza, projetada pelo olhar do guaporeano. Por fim, aborda a concepção de texto como lugar de interação entre sujeito social de construção de sentido. Sob essa concepção, compreende-se que, se o texto é um lugar de interação, também é possível conceituar a língua como uma atividade interativa, social e mental, que estrutura o nosso conhecimento e permite que o nosso conhecimento seja estruturado.por
dc.description.abstractThis work has the general objective of analyzing the legends as cultural-literary heritage of the Guaporé valley (RO) through the work Lendas do Guaporé (2007), by Matias Alves Mendes. In this sense, we raised the following question: does reading the aforementioned work enable an understanding of the cultures of the populations residing in the Rondônia territory? How the legends of Guaporé become cultural heritage of the population of the Guaporé Valley. To prepare the text of the dissertation, the following specific objectives were defined: to reflect on the relationships between the formation of the people of Rondônia, especially the Vale do Guaporé, and the legends of the region that are presented in the work ¿Lendas do Guaporé¿, by Matias Alves Mendes; present to Rondônia and, consequently, to the world, this Valley that is surrounded by mysteries sustained in the legends of Guaporé. To prepare the text of the dissertation, the following specific objectives were defined: to reflect on the relationships between the formation of the people of Rondônia, especially the Vale do Guaporé, and the legends of the region that are presented in the work ¿Lendas do Guaporé¿, by Matias Alves Mendes; present to Rondônia and, consequently, to the world, this Valley that is surrounded by mysteries sustained in the legends of Guaporé. The work Lendas do Guaporé portrays part of the formation of the Rondônia people by dealing with the history of quilombola communities and other immigrants who came to the region during the colonization process and during economic cycles. The research also presents studies related to myths and legends, from different theoretical perspectives, with the aim of understanding these narratives as elements belonging to the culture, not only of primitive people, but also of contemporary people, who continue to seek explanations for explanations in primordial narratives. their doubts and conflicts. It then conceptualizes myth and legend, establishing the difference between them, and discusses the idea that, in the Amazon region, since its colonization, myth and legend have proved to be a way of disseminating the cultural history of the communities that populate it. this region. The methodology used in the production of this work was bibliographic, having as its basic source the work Lendas do Guaporé (2007), by Matias Alves Mendes and as theoretical aids Myth and reality (2004) by Mircea Eliade, Amazon: state, man, nature (2014) by Violeta Loureiro, O Poder do Mito (1990), by Joseph Campbell, Dictionary of Brazilian Folklore (1997) and Oral Literature in Brazil (2006), by Câmara Cascudo and other works that contributed to the reflection on this topic. In the analysis that follows, it is demonstrated that this study allowed us to understand that legends are proponents of man's primordial feeling, which gives culture a lightness, projected by the Guaporean's gaze. Finally, it addresses the conception of text as a place of interaction between a social subject of meaning construction. Under this conception, it is understood that, if the text is a place of interaction, it is also possible to conceptualize language as an interactive, social and mental activity, which structures our knowledge and allows our knowledge to be structured.por
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-06-06T13:17:26Z No. of bitstreams: 1 2024MarciaAlmeidadosReis.pdf: 2262036 bytes, checksum: e9f74787dcb7930a8f1db38232e1b558 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-06T13:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024MarciaAlmeidadosReis.pdf: 2262036 bytes, checksum: e9f74787dcb7930a8f1db38232e1b558 (MD5) Previous issue date: 2024-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLendas - Amazôniapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs lendas como patrimônio cultural-literário do vale do Guaporé (RO)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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