Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2631
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A contribuição do ranking universitário UI Greenmetric de sustentabilidade para a Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.creator???: Reginatto, Giovana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brandli, Luciana Londero
???metadata.dc.description.resumo???: Com os inúmeros problemas ambientais enfrentados diariamente no mundo todo, promover o desenvolvimento sustentável é imprescindível. As Instituições de Ensino Superior (IES) são aliadas na disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade, cumprindo um importante papel. Muitas IES estão preocupadas e engajadas para se tornarem mais sustentáveis, desenvolvendo ações e estratégias que incorporem o desenvolvimento sustentável, tanto na sua infraestrutura, quanto no ensino, na pesquisa e na extensão. Os rankings universitários, por sua vez, são importantes ferramentas que auxiliam as universidades a medirem a sustentabilidade em seus campi, como é o caso do ranking universitário de sustentabilidade UI GreenMetric. Dessa maneira, o objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição do ranking universitário UI GreenMetric de sustentabilidade para a Universidade de Passo Fundo (UPF). Esta pesquisa identificou as boas práticas que as universidades estão realizando, bem como analisou a recente inserção da UPF ao ranking em 2020 e 2021, buscando propor melhorias, com a finalidade de melhorar ainda mais a classificação. A metodologia do trabalho está dividida em quatro etapas. Primeiramente foram identificadas as melhores práticas das universidades participantes do workshop virtual de 2020 do ranking. Em seguida, foi feito um estudo exploratório na Universidade São Paulo (USP), identificando as ações que a universidade adota, por ser a universidade brasileira primeira classificada no ranking. A terceira etapa foi o estudo de caso na UPF, em que foram caracterizados os resultados da UPF ao ranking em 2020 a 2021, na sequência, foi realizado o grupo focal, com os setores envolvidos no processo do ranking. E por último, com base nas etapas metodológicas anteriores, foi elaborado um roteiro de ações para a UPF. Os resultados demonstraram que a UPF tem potencial para impulsionar sua classificação no ranking, mas precisa de um planejamento em relação ao processo. Com o roteiro de ações, foi possível identificar os principais desafios no processo de inserção ao ranking, criando um fluxograma de responsabilidades, com o intuito de ocasionar possíveis melhorias aplicáveis a instituição. Portanto, esse trabalho visa contribuir para a realização de iniciativas, que impulsionem a classificação da UPF no ranking, gerando notoriedade e reconhecimento, nacional e internacional, à instituição.
Abstract: With the countless environmental problems faced daily around the world, promoting sustainable development is essential. Higher Education Institutions (HEIs) are allies in the dissemination of knowledge about sustainability, playing an important role. Many HEIs are concerned and committed to becoming more sustainable, developing actions and strategies that incorporate sustainable development, both in their infrastructure, teaching, research and extension. University rankings, in turn, are important tools that help universities measure sustainability on their campuses, as is the case with the UI GreenMetric university sustainability ranking. Therefore, the objective of this research is to analyze the contribution of the UI GreenMetric university sustainability ranking to the University of Passo Fundo (UPF). This research identified the good practices that universities are carrying out, as well as analyzing the recent inclusion of the UPF in the ranking in 2020 and 2021, seeking to propose improvements, with the aim of further improving the classification. The work methodology is divided into four stages. First, the best practices of universities participating in the 2020 virtual ranking workshop were identified. Next, an exploratory study was carried out at the Universidade São Paulo (USP), identifying the actions that the university adopts, as it is the first Brazilian university ranked in the ranking. The third stage was the case study at the UPF, in which the results of the UPF ranking in 2020 to 2021 were characterized, followed by a focus group, with the sectors involved in the ranking process. And finally, based on the previous methodological steps, an action roadmap for the UPF was developed. The results demonstrated that the UPF has the potential to boost its ranking, but needs planning regarding the process. With the action script, it was possible to identify the main challenges in the ranking process, creating a flowchart of responsibilities, with the aim of causing possible improvements applicable to the institution. Therefore, this work aims to contribute to the implementation of initiatives that boost the UPF's classification in the ranking, generating national and international notoriety and recognition for the institution.
Keywords: Ensino superior
Desenvolvimento sustentável
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Tecnologia – ITEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: REGINATTO, Giovana. A contribuição do ranking universitário UI Greenmetric de sustentabilidade para a Universidade de Passo Fundo. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2631
Issue Date: 3-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022GiovanaReginatto.pdfDissertação Giovana Reginatto3.58 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.