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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Condições de trabalho e síndrome de burnout em atendentes de creche
???metadata.dc.creator???: Rosa, Elisângela de Britto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moretto, Cleide Fátima
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Dias, Paulo Cézar Azevedo
???metadata.dc.description.resumo???: Um número expressivo de crianças entre zero e cinco anos de idade, em função da inserção de suas mães no mercado de trabalho, necessita de cuidados dos atendentes de creche no país. A atuação desses profissionais, por vezes invisíveis aos olhos da sociedade, envolve uma rotina de trabalho com sobrecarga física e mental, com efeitos negativos para o próprio trabalhador e para as crianças sob a sua supervisão. O cuidado nas fases iniciais da vida é crucial para desenvolvimento infantil e interfere no processo de envelhecimento humano. O adoecimento mental, por meio do estresse e da síndrome de Burnout, impactam no cotidiano dos profissionais da educação em geral e, por consequência, dos atendentes de creche. A dissertação tem como objetivo analisar as condições de trabalho e a presença de síndrome de Burnout em atendentes de creche que atuam na educação infantil brasileira. O estudo, de corte transversal, de base populacional, abrange uma amostra de 110 participantes de diferentes estados do Brasil. A divulgação da pesquisa se deu por meio das redes sociais e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, que reuniu questões sociodemográficas, de percepção de saúde e das dimensões exaustão e desligamento do trabalho constantes da escala Oldenburg Burnout Inventory (OLBI). O estudo, que integra a linha de --pesquisa aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, apresenta a primeira produção científica, intitulada "Exaustão e desligamento do trabalho em atendentes de creche". Os resultados sugerem que ser chefe de família implica em níveis de exaustão e de desligamento no trabalho superiores. Tendência semelhante foi identificada em relação àqueles participantes que fazem tratamento para depressão. Considerando-se os impactos das condições de trabalho e do adoecimento dessa categoria profissional, a dissertação reforça a importância no avanço de estudos sobre a temática, sua repercussão tanto no âmbito do desenvolvimento infantil como nos processos de envelhecimento do cuidador e da criança objeto do cuidado.
Abstract: A significant number of children between zero and five years of age, due to their mothers' entry into the job market, require care from daycare attendants in the country. The work of these professionals, sometimes invisible to the eyes of society, involves a work routine with physical and mental overload, with negative effects on the worker himself and the children under his supervision. Care in the early stages of life is crucial for child development and interferes with the human aging process. Mental illness, through stress and Burnout syndrome, impacts the daily lives of education professionals in general and, consequently, daycare workers. The dissertation aims to analyze working conditions and the presence of Burnout syndrome in daycare attendants who work in Brazilian early childhood education. The cross-sectional, population-based study covers a sample of 110 participants from different states in Brazil. The research was disseminated through social networks and data collection was carried out through an online questionnaire, which brought together sociodemographic questions, health perception and the dimensions of exhaustion and disconnection from work included in the Oldenburg Burnout Inventory scale. (OLBI). The study, which is part of the research line on biopsychosocial aspects of human aging, presents the first scientific production, entitled "Exhaustion and disconnection from work in daycare attendants". The results suggest that being the head of a family implies higher levels of exhaustion and disengagement at work. A similar trend was identified in relation to those participants undergoing treatment for depression. Considering the impacts of working conditions and illness in this professional category, the dissertation reinforces the importance of advancing studies on the subject, its repercussions both in the context of child development and in the aging processes of the caregiver and the child object of care .
Keywords: Envelhecimento
Burnout (Psicologia)
Trabalhadores - Educação
Creches
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Saúde - IS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Citation: ROSA, Elisângela de Britto. Condições de trabalho e síndrome de burnout em atendentes de creche. 2023. 47 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2602
Issue Date: 21-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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