Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2591
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Representações do boêmio na Vida noturna de Aldir Blanc
Other Titles: Representations of the bohemian in Aldir Blanc's Nightlife
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Wellington Girardi 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Trombetta, Gerson Luís
???metadata.dc.description.resumo???: Mais do que um gênero de características mercadológicas e com intuito de ser a “trilha sonora” de afazeres diários, a canção pode ser entendida como uma forma de representar as mazelas da sociedade e seus personagens. A pesquisa é amparada nessa ideia, nos estudos das Representações Sociais (RS) por Serge Moscovici (1978; 2007) e nos estudos sobre canção popular brasileira, e busca compreender como Aldir Blanc representou o boêmio no seu álbum “Vida Noturna” (2005). Seigel (1992) e Carvalho (1989) argumentam que o boêmio é um ser social, nascido com a modernidade e encontra-se no limiar entre o cultural e o contracultural, como se sobre uma corda bamba, moldando o conceito de “artista”. A dissertação sustenta a hipótese que o compositor constrói representações positivas do modo de vida boêmio ao localizar as canções do álbum em um ambiente notívago, normalmente retratado como condenável pela sociedade do trabalho. O decorrer da análise mostra como o compositor une poesia com música e representa os aspectos que dão forma ao boêmio, revelando suas sutilezas, suas alegrias, suas tristezas e seu papel social.
Abstract: More so than a genre of marketing characteristics and with the intention of being a “soundtrack” of daily affairs, songs can be understood as a way of representing the misfortunes of society and its characters. The research is supported by this idea, in the studies of Social Representations (SR) by Serge Moscovici (1978; 2007), and in studies on Brazilian popular song, and aims to understand how Aldir Blanc represented the bohemian in his album “Vida Noturna” (2005). Seigel (1992) and Carvalho (1989) argue that the bohemian is a social being, born with modernity, and found on the threshold between the cultural and the countercultural, as if on a tightrope, shaping the concept of “artist”. The thesis supports the hypothesis that the composer builds positive representations of the bohemian way of life by locating the album's songs in a nocturnal environment, normally portrayed as reprehensible by the work society. The course of the analysis shows how the composer unites poetry with music and represents the aspects that shape the bohemian, revealing their subtleties, their joys, their sadness and their social role.
Keywords: Representações sociais
Música
Boemia
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: RODRIGUES, Wellington Girardi. Representações do boêmio na Vida noturna de Aldir Blanc. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2591
Issue Date: 5-May-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023WellingtonGirardiRodrigues.pdfDissertação Wellington Rodrigues1.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.