Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alessandra Cegobia de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3105068024441228por
dc.contributor.advisor1Rettenmaier, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201120360134334por
dc.date.accessioned2024-01-23T18:48:10Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra Cegobia de Andrade. Folhas tantas: o texto literário e a educação ambiental. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2589-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a literatura associada à educação ambiental com estudantes do 2° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Rondônia. Este estudo se desenvolve por meio de pesquisa-ação, com abordagem exploratória e bibliográfica; será realizado, para fins de coleta de dados e em caráter qualitativo, um questionário com perguntas abertas e fechadas. Em relação ao corpus, o trabalho focaliza a produção estética das autoras de literatura indígena Julie Dorrico (2019, 2020a, 2020b) e Márcia Kambeba (2020). Dessa forma, pretende-se demonstrar, através da metodologia de pesquisa-ação, que a leitura de textos literários de autores da região amazônica pode contribuir para formar leitores críticos sobre a realidade que os cerca, sensíveis à arte literária e à consciência ambiental. Este trabalho tem como linha de pesquisa “Leitura e Formação do Leitor”, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (RS), e é embasado nos seguintes teóricos: Michèle Petit (2009, 2013, 2019), que aborda o papel da leitura na formação do indivíduo (principalmente em contextos de crise ou de grande violência social); Zygmunt Bauman (2001), que esclarece como se deu a transição para a modernidade, auxiliando-nos a repensar os conceitos e esquemas cognitivos usados para descrever a experiência individual humana; Rildo Cosson (2021), que propõe métodos de práticas leitoras de como ensinar literatura na escola; Antônio Candido (2006), que focaliza vários níveis da correlação entre literatura e sociedade; Jorge Larrosa (2015), que atribui um olhar sobre as relações entre o ser humano, suas experiências e o mundo; e Ailton Krenak (2019, 2020), que contribui com reflexões para lidarmos com os principais desafios que se apresentam no mundo contemporâneo. A ação se constituiu no desenvolvimento de quatro práticas leitoras envolvendo a leitura e a escrita de textos, as quais permitiram o contato dos participantes da pesquisa com a literatura indígena com foco na temática ambiental, abrindo caminho para a formação de leitores literários — inclusive em suporte digital. É no ambiente escolar que o indivíduo começa a ter consciência de suas atitudes, então é de extrema importância, para este momento, trabalhar as questões ambientais buscando potencializar a participação dos jovens em atividades complexas da sociedade, aspirando à formação de cidadãos atuantes, com responsabilidade ambiental e socialpor
dc.description.abstractThis research has as its theme the literature associated with Environmental Education with students in the 2nd year of high school, at the Carlos Drummond de Andrade State School of Elementary and Secondary Education, in Rondônia. This study is developed through action research, with an exploratory and bibliographical approach; for data collection and qualitative purposes, a questionnaire with open and closed questions will be carried out. In relation to the corpus, the work focuses on the aesthetic production of indigenous literature authors Julie Dorrico (2019, 2020a, 2020b) and Márcia Kambeba (2020). In this way, we intend to demonstrate, through action research methodology, that reading literary texts by authors from the Amazon region can contribute to forming critical readers about the reality that surrounds them, sensitive to literary art and environmental awareness. This work has, as its research line, “Reading and Reader Training”, from the Postgraduate Program in Literature at the University of Passo Fundo (RS), and is based on the following theorists: Michèle Petit (2009, 2013, 2019), who addresses the role of reading in the formation of the individual (mainly in contexts of crisis or great social violence); Zygmunt Bauman (2001), who clarifies how the transition to modernity occurred, helping us to rethink the concepts and cognitive schemes used to describe the individual human experience; Rildo Cosson (2021), who proposes methods of reading practices on how to teach literature at school; Antonio Candido (2006), which focuses on various levels of the correlation between literature and society; Jorge Larrosa (2015), which takes a look at the relationships between human beings, their experiences and the world; and Ailton Krenak (2019, 2020), who contributes with reflections to deal with the main challenges that arise in the contemporary world. The action consisted of the development of four reading practices involving reading and writing texts, which allowed research participants to come into contact with indigenous literature with a focus on environmental themes, paving the way for the formation of literary readers — including in support of digital. It is in the school environment that the individual begins to be aware of their attitudes, so it is extremely important, currently, to work on environmental issues, seeking to enhance the participation of young people in complex activities in society, aspiring to the formation of active citizens, with environmental and social responsibilityeng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-23T18:48:09Z No. of bitstreams: 1 2023AlessandraCegobiadeAndradeSilva.pdf: 2039807 bytes, checksum: 18a5e9d8aa0cba08b8ace78b1bc5adf9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-23T18:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023AlessandraCegobiadeAndradeSilva.pdf: 2039807 bytes, checksum: 18a5e9d8aa0cba08b8ace78b1bc5adf9 (MD5) Previous issue date: 2023-11-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleFolhas tantas: o texto literário e a educação ambientalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023AlessandraCegobiadeAndradeSilva.pdfDissertação Alessandra Cegobia de Andrade Silva1.99 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.