Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSiqueira, Romildo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655190393425370por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2024-01-23T17:29:34Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Romildo. (Multi)letramentos, leitura e interpretação do gênero charge: contribuição para formação do leitor proficiente. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2585-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema Letramentos: leitura, interpretação e escrita de textos multimodais no ensino médio na perspectiva dos (multi)letramentos e sua contribuição para formação do leitor proficiente. Delimita-se à prática de leitura, interpretação e produção de textos de gêneros multimodais, tendo como base as últimas avaliações externas (SAEB; ENEM) dos componentes curriculares de Língua Portuguesa. O objetivo geral visa analisar contribuições proporcionadas pelas práticas de leitura do gênero discursivo charge, desenvolvidas mediante a aplicação da abordagem dos (multi)letramentos. Os marcos teóricos utilizados são articulados pelos estudos de Bakhtin (2016) e Fiorin (2008), em relação aos gêneros discursivos como forma de interação social entre os sujeitos e ampliação do repertório sociocultural; Petit (2009, 2013), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Rojo (2012, 2013, 2015), Coscarelli (2002, 2016) com relação à leitura, compreensão leitora, multimodalidade e (multi)letramentos; Kress (2000), Coscarelli e Ribeiro (2017) e Ribeiro (2017, 2021) no que concerne à leitura multimodal e contribuições tecnológicas digitais nas práticas leitoras, tendo em vista a necessidade de uma visão multiletrada dos estudantes. O corpus de análise abrange um questionário diagnóstico semiestruturado sobre leitura e conhecimento do gênero discursivo charge e três charges oriundas do caderno de revisão do Enem (Agoravaienem) e material disponibilizado em meio virtual: charge composta exclusivamente por elementos não verbais, charge de correlação entre a materialidade verbal e a não verbal e charge em que o elemento verbal se sobrepõe ao não verbal. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental com abordagem qualitativa desenvolvida mediante pesquisa-ação realizada em uma turma do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública, na cidade de Pimenta Bueno (RO). Esta pesquisa estimula o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visem consolidar habilidades de ler, analisar e refletir sobre sentidos construídos pelos gêneros multimodais. Como resultado, destacamos que práticas de leitura, interpretação e escrita envolvendo o gênero discursivo multimodal charge amplia o conhecimento sociocultural, aumenta a proficiência e promove os (multi)letramentos do leitor e estudante do ensino médio na atualidade, de forma a proporcionar autonomia, criticidade e posicionamento enquanto agente socialpor
dc.description.abstractThis research has as its theme Literacies: reading, interpretation and writing of multimodal texts in high school from the perspective of (multi)literacies and their contribution to the formation of proficient readers. It is limited to the practice of reading, interpreting and producing texts of multimodal genres, based on the latest external assessments (SAEB; ENEM) of the curricular components of the Portuguese language. The general objective is to analyze contributions provided by reading practices of the discursive genre cartoon, developed through the application of the (multi)literacies approach. The theoretical frameworks used are articulated by studies by Bakhtin (2016) and Fiorin (2008), in relation to discursive genres as a form of social interaction between subjects and expansion of the sociocultural repertoire; Petit (2009, 2013), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Rojo (2012, 2013, 2015), Coscarelli (2002, 2016) regarding reading, reading comprehension, multimodality and (multi)literacies; Kress (2000), Coscarelli and Ribeiro (2017) and Ribeiro (2017, 2021) regarding multimodal reading and digital technological contributions in reading practices, considering the need for a multiliterate view of students. The corpus of analysis covers a semi-structured diagnostic questionnaire on reading and knowledge of the discursive genre cartoon and three cartoons from the Enem review notebook (Agoravaienem) and material available in virtual media: cartoon composed exclusively of non-verbal elements, cartoon of correlation between the verbal and non-verbal materiality and charge in which the verbal element overlaps the non-verbal. As for the methodology, it is an exploratory, bibliographical and documentary research with a qualitative approach developed through action research carried out in a class of the 3rd year of high school, of a public school, in the city of Pimenta Bueno (RO). This research encourages the development of pedagogical practices aimed at consolidating abilities to read, analyze and reflect on meanings constructed by multimodal genres. As a result, we emphasize that reading, interpretation and writing practices involving the multimodal charge discursive genre expand sociocultural knowledge, increase proficiency and promote the (multi)literacies of the reader and high school student today, in order to provide autonomy, criticality and positioning as a social agenteng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-23T17:29:34Z No. of bitstreams: 1 2023RomildoSiqueira.pdf: 2309975 bytes, checksum: bb634a10373953e7a5aea1cb4d5e22b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-23T17:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023RomildoSiqueira.pdf: 2309975 bytes, checksum: bb634a10373953e7a5aea1cb4d5e22b6 (MD5) Previous issue date: 2023-08-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectChargespor
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.title(Multi)letramentos, leitura e interpretação do gênero charge: contribuição para formação do leitor proficientepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023RomildoSiqueira.pdfDissertação Romildo Siqueira2.26 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.