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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O letramento crítico na aula de espanhol para ensino médio a partir do gênero textual infográfico
???metadata.dc.creator???: Fonseca, Alemmar Ferreira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Gisele Benck de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como temática o desenvolvimento do letramento crítico em Língua Espanhola entre estudantes, a partir de aspectos interativos que empregam textos multimodais, especificamente o infográfico, em sala de aula de Língua Espanhola. O problema de pesquisa, portanto, é: "Como desenvolver o letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio a partir do gênero textual infográfico?". Para tanto, possui, como objetivo geral, propor uma sequência didática que promova o desenvolvimento do letramento crítico nos alunos de Língua Espanhola no Ensino Médio, mobilizando suas competências e habilidades por meio do gênero textual infográfico. Sendo assim, este estudo propõe a elaboração e análise de uma sequência didática e insere-se na linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Justifica-se a escolha pelo infográfico porque o gênero possibilita uma interface técnica com os documentos normativos e regulatórios para que se possa trabalhar com os estudantes, conforme aponta a BNCC (2018a). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bakhtin (2011), Leffa (2007), Dolz e Schneuwly (2004) e outros. Para atingir o objetivo geral e responder ao problema de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar em documentos norteadores quais são as perspectivas adotadas em relação ao ensino de Língua Espanhola; propor atividades que contemplem escrita leitura e oralidade, habilidades necessárias para o ensino de espanhol considerando os eixos da BNCC; e averiguar, sob a luz do letramento crítico, se a proposta didática contribui para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de produção para alunos de espanhol do Ensino Médio. A pesquisa e o planejamento foram executados com base no letramento crítico para a aquisição das cinco competências mínimas do espanhol. Por conseguinte, o estudo, é de abordagem qualitativa, apresenta quatro etapas de elaboração. Por fim, o quinto capítulo descreve o plano da sequência didática de um tema relevante em Língua Espanhola, seguindo todos os pressupostos metodológicos estabelecidos neste estudo. Como resultados, verificam-se contribuições substanciais para o campo do ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente no contexto das aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio, sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico e da promoção de uma aprendizagem significativa, considerando a ausência de livros de Língua Espanhola no PNLD e a busca pela formação de cidadãos críticos e engajados. As conclusões derivadas desta investigação podem ser delineadas da seguinte maneira: em relação à proposição da sequência didática, constatou-se que essa abordagem apresentou um potencial considerável para promover o desenvolvimento do letramento crítico em alunos, pois a seleção do tema Día de los muertos permitiu não apenas a exploração das habilidades linguísticas, mas também a compreensão e valorização da diversidade cultural, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão. No âmbito das limitações e recomendações para futuras pesquisas, é importante ressaltar que esta pesquisa proporciona um ponto de partida para a exploração do letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola, sendo fundamental expandi-la para um ambiente de sala de aula real, considerando diferentes contextos educacionais e demográficos. Além disso, enriquecer ainda mais a compreensão do impacto do letramento crítico no desenvolvimento das habilidades dos alunos
Abstract: Esta pesquisa tem como temática o desenvolvimento do letramento crítico em Língua Espanhola entre estudantes, a partir de aspectos interativos que empregam textos multimodais, especificamente o infográfico, em sala de aula de Língua Espanhola. O problema de pesquisa, portanto, é: "Como desenvolver o letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio a partir do gênero textual infográfico?". Para tanto, possui, como objetivo geral, propor uma sequência didática que promova o desenvolvimento do letramento crítico nos alunos de Língua Espanhola no Ensino Médio, mobilizando suas competências e habilidades por meio do gênero textual infográfico. Sendo assim, este estudo propõe a elaboração e análise de uma sequência didática e insere-se na linha de pesquisa "Constituição e interpretação do texto e do discurso", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Justifica-se a escolha pelo infográfico porque o gênero possibilita uma interface técnica com os documentos normativos e regulatórios para que se possa trabalhar com os estudantes, conforme aponta a BNCC (2018a). Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se em teóricos como Bakhtin (2011), Leffa (2007), Dolz e Schneuwly (2004) e outros. Para atingir o objetivo geral e responder ao problema de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar em documentos norteadores quais são as perspectivas adotadas em relação ao ensino de Língua Espanhola; propor atividades que contemplem escrita leitura e oralidade, habilidades necessárias para o ensino de espanhol considerando os eixos da BNCC; e averiguar, sob a luz do letramento crítico, se a proposta didática contribui para o ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e de produção para alunos de espanhol do Ensino Médio. A pesquisa e o planejamento foram executados com base no letramento crítico para a aquisição das cinco competências mínimas do espanhol. Por conseguinte, o estudo, é de abordagem qualitativa, apresenta quatro etapas de elaboração. Por fim, o quinto capítulo descreve o plano da sequência didática de um tema relevante em Língua Espanhola, seguindo todos os pressupostos metodológicos estabelecidos neste estudo. Como resultados, verificam-se contribuições substanciais para o campo do ensino de línguas estrangeiras, mais especificamente no contexto das aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio, sob a perspectiva do desenvolvimento do letramento crítico e da promoção de uma aprendizagem significativa, considerando a ausência de livros de Língua Espanhola no PNLD e a busca pela formação de cidadãos críticos e engajados. As conclusões derivadas desta investigação podem ser delineadas da seguinte maneira: em relação à proposição da sequência didática, constatou-se que essa abordagem apresentou um potencial considerável para promover o desenvolvimento do letramento crítico em alunos, pois a seleção do tema Día de los muertos permitiu não apenas a exploração das habilidades linguísticas, mas também a compreensão e valorização da diversidade cultural, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão. No âmbito das limitações e recomendações para futuras pesquisas, é importante ressaltar que esta pesquisa proporciona um ponto de partida para a exploração do letramento crítico nas aulas de Língua Espanhola, sendo fundamental expandi-la para um ambiente de sala de aula real, considerando diferentes contextos educacionais e demográficos. Além disso, enriquecer ainda mais a compreensão do impacto do letramento crítico no desenvolvimento das habilidades dos alunos
Keywords: Língua espanhola - Estudo e ensino
Letramento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FONSECA, Alemmar Ferreira da. O letramento crítico na aula de espanhol para ensino médio a partir do gênero textual infográfico. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2577
Issue Date: 9-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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