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dc.creatorSouza, Emili Coimbra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153819671505522por
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719836658888425por
dc.date.accessioned2023-04-28T23:28:56Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Emili Coimbra de. Desenvolvendo competências leitoras : uma proposta didática à luz da semiótica discursiva. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2500-
dc.description.resumoEsta tese versa sobre ensino de leitura a partir da abordagem de textos sincréticos (charge, reportagem e anúncio publicitário) – considerando mais especificamente a contribuição dos gêneros textuais multissemióticos enquanto produtores de significados no aprimoramento das competências leitoras de estudantes. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida em forma de uma proposta didática (PD) elaborada à luz da semiótica discursiva e aplicada a uma turma de 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio de um Colégio da Polícia Militar do sul do Paraná. A tese que defendemos é a de que um trabalho com gêneros textuais sincréticos pautado nos estudos da semiótica discursiva pode contribuir para alargar a compreensão leitora dos sujeitos, possibilitando-lhes a percepção de elementos explícitos e implícitos implicados na construção de sentidos dos textos. Assim, o estudo teve como objetivo geral aprimorar competências de leitura à luz de preceitos da semiótica discursiva com 23 estudantes do Ensino Médio, verificando a validade desse processo no aprimoramento da leitura e interpretação de textos. São objetivos específicos deste trabalho: vislumbrar metodologias de abordagem de diferentes textos em sala de aula, adequando aspectos teóricos às práticas de ensino da leitura; desenvolver uma proposta prática de trabalho, baseada nos estudos da semiótica discursiva; ampliar a percepção dos estudantes quanto à identificação de marcas no texto que auxiliam no processo de compreensão dos seus sentidos; ressaltar a importância da consideração dos elementos não verbais para a construção do sentido nos textos; contribuir para a melhor compreensão e interpretação de textos que circulam no ambiente escolar e social dos estudantes. Os principais teóricos utilizados para abordagem teórica acerca da leitura e do aprimoramento das competências leitoras foram Bakhtin (2011), Barros (2003), Kleiman (2013), Solé (1998), Freire (2008). As considerações sobre semiótica discursiva, seus preceitos teórico-metodológicos para leitura e interpretação de textos sincréticos, plano de conteúdo e plano de expressão no processo de produção de sentidos nos textos, sincretismo e a relevância dos elementos de ordem verbal e não verbal quando da compreensão dos textos foram fundamentadas nas reflexões de Greimas (1975; 1976, 1977; 2012; 2017), Barros (2001; 2002), Fiorin (1994; 1999; 2002; 2006; 2008; 2009; 2016), Floch (1986), Gomes (2009, 2014) e Teixeira (2004; 2008; 2009). Na aplicação da PD foram contempladas atividades com 3 gêneros textuais: charge, reportagem e anúncio publicitário. A exploração dos elementos constituintes desses textos se deu com base em preceitos da semiótica, explorando-se elementos do plano de expressão e do plano de conteúdo. O desenvolvimento da PD permitiu à pesquisadora melhor acompanhamento e análise das ações desencadeadas durante a aplicação das atividades propostas, junto aos participantes da pesquisa e do objeto de estudo, caracterizando esta pesquisa como exploratória, pesquisa-ação do tipo participativa. Para verificar se a proposta desenvolvida contribuiu para o desenvolvimento de competências de leitura, analisamos as respostas dadas pelos estudantes (23 alunos da turma) às atividades propostas ao longo do processo e, em especial, confrontamos as respostas dadas às atividades no início da aplicação da PD com as dadas ao final da PD. Os resultados obtidos na presente investigação científica permitiram constatar que a aplicação de fundamentos da semiótica no trabalho com os alunos no processo de ensino e aprendizagem contribui para o aprimoramento das competências leitoras dos estudante. Ao final da proposta, os alunos da turma participante demonstraram maior facilidade de identificação e reconhecimento de elementos dos planos de conteúdo e de expressão que possibilitam uma leitura mais crítica e reflexiva, como os diferentes pontos de vista defendidos, os elementos figurativos e temáticos que permitem construir caminhos de interpretação, bem como o papel de elementos não verbais na produção de sentidos. No entanto, como o aprendizado sempre está em constante crescimento, há necessidade de retomada de estudo de pontos específicos pertencentes aos níveis de análise – reconhecimento de termos de mesmo campo semântico, transformações propostas/operadas no texto, bem como sobre efeitos de sentido decorrentes das escolhas de elementos de ordem verbal (escolhas linguísticas, principalmente nos textos jornalísticos) – em atividades de leitura e interpretação de textos sincréticos.por
dc.description.abstractThe following thesis is related to the teaching of reading based on the approach of syncretic texts (cartoons, reports and advertisements) – more specifically considering the contribution of multisemiotic textual genres as producers of meanings in the improvement of students' reading skills. It is an action-research, developed in the form of a didactic proposal (DP) elaborated according to a class of 23 students in the second year of high school class at a Military Police School in the Southern Paraná. The thesis we advocate is that a work with syncretic textual genres based on studies of discursive semiotics can contribute to broaden the reading comprehension of subjects, enabling them to perceive explicit and implicit elements involved in the construction of meanings in texts. Thus, the overall purpose of the study was to improve reading skills in the light of precepts of discursive semiotics with 23 high school students, checking out the validity of this process in improving the reading comprehension of texts. The specific purposes of this work are: to achieve methodologies for approaching different texts in the classroom, adapting theoretical aspects to reading teaching practices; develop a practical work proposal, based on studies of discursive semiotics; expand the students' perception regarding the identification of marks in the text which help in the process of understanding their meanings; emphasize the importance of considering non-verbal elements for the construction of meaning in texts; contribute to a better understanding and comprehension of texts circulating in the school environment and also in the social environment of students. The main theorists searched for the theoretical approach to reading and improving reading skills were Bakhtin (2011), Barros (2003), Kleiman (2013), Solé (1998), Freire (2008). Statements on the discursive semiotics, its theoretical-methodological principles for reading comprehension of syncretic texts, content plan and expression plan in the process of producing meanings in texts, syncretism and the relevance of verbal and non-verbal elements related to text comprehension were based on the thoughts of Greimas (1975; 1976, 1977; 2012; 2017), Barros (2001; 2002), Fiorin (1994; 1999; 2002; 2006; 2008; 2009; 2016), Floch (1986), Gomes (2009, 2014) and Teixeira (2004; 2008; 2009). During the application of the PD activities, three textual genres were covered: cartoon, report and advertisement. The exploration of the integral parts of these texts was based on principles of semiotics, exploring elements of the expression and content levels. The development of the PD allowed the researcher to better monitor and analyze the actions made during the application of the proposed activities, together with the research participants and the object of study, characterizing this research as exploratory, participatory action research. To verify whether the developed proposal contributed to the development of reading skills, we analyzed the answers given by the students (23 students in the class) to the activities proposed throughout the process and, in particular, we compared the answers given to the activities at the beginning of the application of the PD with the data at the end of the PD. The results obtained in this scientific investigation showed that the application of bases of semiotics when working with students in the teaching and learning process contributes to the improvement of students' reading skills. At the end of the proposal, the students in the participating class demonstrated greater ease in identifying and recognizing elements of the content and expression plans that allow a more critical and reflective reading, such as the different points of view advocated, the figurative and thematic elements that allow building paths of comprehension, as well as the role of non-verbal elements in the production of meanings. However, as learning is always in constant development, there is a need to continue the study of specific points belonging to the levels of analysis - recognition of terms from the same semantic field, proposed/operated transformations in the text, as well as the effects of meaning arising from the choices of verbal elements (linguistic choices, mainly in journalistic texts) – in activities of reading comprehension of syncretic texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-04-28T23:28:56Z No. of bitstreams: 1 2023EmiliCoimbradeSouza.pdf: 10432295 bytes, checksum: 76417f0ca831ab6bccc633feebf22be6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-28T23:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023EmiliCoimbradeSouza.pdf: 10432295 bytes, checksum: 76417f0ca831ab6bccc633feebf22be6 (MD5) Previous issue date: 2023-02-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Estudo e ensino (Ensino médio)por
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectTextos - Interpretaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDesenvolvendo competências leitoras : uma proposta didática à luz da semiótica discursivapor
dc.title.alternativeDeveloping reading skills : a didactic proposal in the light of discursive semioticseng
dc.typeTesepor
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