Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2487
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Eternizando a primeira idade : a representação das crianças através das lentes dos fotógrafos Czamanski (1937-1980)
Other Titles: Eternalizing the first age : the representation of children through the lens of photographers Czamanski (1937-1980)
???metadata.dc.creator???: Rota, Isabella Czamanski 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ahlert, Jacqueline
???metadata.dc.description.resumo???: Durante o século XX houve uma contínua popularização da fotografia no Brasil, a partir das cidades portuárias até o interior, uma vez que a tecnologia era trazida para o país pelos imigrantes europeus e viajantes. Conforme a presença de fotógrafos se expandia em território nacional, o estado do Rio Grande do Sul não foi exceção. Em Santo Ângelo, o primeiro membro da família Czamanski a iniciar trabalhos no ramo fotográfico foi Armando Czamanski, em meados de 1920. A partir de seu exemplo, seus dois irmãos, Daniel e Deoclides, tornaram-se também fotógrafos, atuando em diversas cidades, principalmente no norte do estado, legando um expressivo acervo. O objetivo do presente estudo é analisar as fotografias feitas pelos irmãos Czamanski entre os anos de 1937 e 1980 que contêm crianças, visando identificar a forma como a criança e a infância foram representadas pelos fotógrafos nas imagens. Dentre as cerca de 600 fotografias encontradas em diferentes acervos, foram selecionadas 221 que se encaixam nos pré-requisitos supracitados. A partir da coleção formada, foi possível aplicar a metodologia de análise composta e adaptada a partir dos estudos de Mauad (1990) e Canabarro (2011). As imagens foram organizadas e divididas de acordo com três características comuns: as feitas em estúdio, as de cunho familiar e as que contêm crianças em eventos sociais. Algumas delas se encaixaram em mais de uma categoria, sendo decidido que pertenceriam àquela que possuía maior relevância para a análise. Dentro das divisões, as fotografias de cada grupo foram analisadas em conjuntos levando em consideração sua temática (como, por exemplo, imagens com a presença de itens relacionados ao mundo dos adultos, ou então em sala de aula), visando notar semelhanças e diferenças, presenças e ausências, que contribuam para a identificação do modo como a criança era, seja de forma deliberada ou não, representada nas fotografias feitas dentro do período em que os três irmãos Czamanski atuaram no ramo no estado do Rio Grande do Sul.
Abstract: During the 20th century, there was a continuous popularization of photography in Brazil, from port cities to inland cities, since European immigrants and travelers brought the technology to the country. As the presence of photographers expanded in national territory, the state of Rio Grande do Sul was no exception. In Santo Ângelo, the first member of the Czamanski family to start working in the photographic field was Armando Czamanski, around the decade of 1920. Following his example, his two brothers, Daniel and Deoclides, also became photographers, acting in several cities, mainly in the north of the state, bequeathing an expressive collection. The aim of the present study is to analyze the photographs made by the Czamanski brothers between the years of 1937 and 1980 that contain children, in order to identify how the photographers in the images represented children and childhood. Among the approximately 600 photographs found in different collections, 221 that fit the aforementioned prerequisites were selected. From the collection, it was possible to apply the analysis methodology composed and adapted from the studies of Mauad (1990) and Canabarro (2011). The images were organized and divided according to three common characteristics: those made in the studio, those of a family and those that contain children in social events. Some of them fit into more than one category, being decided that they belonged to the one that had greater relevance for the analysis. Within the divisions, the photographs of each group were analyzed in sets taking into consideration their themes (such as images with the presence of items related to the world of adults or taken in the classroom), aiming at noticing similarities and differences, presences and absences, which contribute to the identification of how the child was, whether deliberately or not, represented in the photographs made during the period in which the three Czamanski brothers worked with photography in the state of Rio Grande do Sul, Brazil.
Keywords: Fotografia - Passo Fundo (RS)
Fotografias - História
Fotografias - Crianças
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: ROTA, Isabella Czamanski. Eternizando a primeira idade : a representação das crianças através das lentes dos fotógrafos Czamanski (1937-1980). 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2487
Issue Date: 5-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019IsabellaC.Rota.pdfDissertação de Isabella Czamanski Rota9.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.