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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A escola pilchada: o uso da educação e das políticas públicas pelo MTG
???metadata.dc.creator???: Conceição, Ricardo da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Golin, Tau
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é dedicado à análise do uso das políticas públicas por parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho, nas mais diversas áreas públicas do Rio Grande do Sul, em especial na área da educação. Para tanto, são analisadas proposições e teses apresentadas nos Congressos Tradicionalistas, organizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, que tenham como finalidade demandas para políticas no estado do Rio Grande do Sul. É analisado, ainda, como as demandas do Movimento Tradicionalista Gaúcho são de fato implementadas nas políticas de estado do Rio Grande do Sul. Também, se faz a análise de como surgiu e se difundiu o gauchismo ao longo história, e como hoje se transformou numa das principais forças políticas e econômicas do Estado. São ainda analisadas como as ações propositivas do Movimento Tradicionalista Gaúcho encontram nas escolas amplo espaço para sua implementação, com inúmeras atividades desenvolvidas por entidades e sujeitos ligados ao Movimento. A documentação analisada faz parte de publicações bibliográficas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, bem como publicações digitais de portais, sites e blogs ligados ao MTG. É a partir das análises dos documentos basilares do Movimento Tradicionalista Gaúcho e de proposições apresentadas em Congressos Tradicionalistas, pode-se concluir que o Movimento se entende como órgão de utilidade pública, sendo apto a auxiliar o Estado em seus problemas. Sendo que o MTG se entende, por vezes, como parte integrante da estrutura de estado, propondo ações, leis, manuais utilizando-se de ações diretas em determinadas áreas. Também, que o movimento entende ser necessária sua atuação para a Educação de crianças e jovens com a introdução dos princípios tradicionalistas na escola, apoiando-se numa estância imaginária e impondo uma cultura única a todos, desconsiderando a multiculturalidade que forma o Estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, o movimento encontra na educação e nas escolas terreno fértil para a implementação de suas demandas.
Abstract: This work is dedicated to the analysis of the use of public policies by the Gaucho Traditionalist Movement, in the most diverse public areas of Rio Grande do Sul, especially in the area of education. To this end, propositions and theses presented at the Traditionalist Congresses, organized by the Gaucho Traditionalist Movement, which aim at policy demands in the state of Rio Grande do Sul are analyzed. It is also analyzed how the demands of the Gaucho Traditionalist Movement are actually implemented in the State policies of Rio Grande do Sul. It also analyzes how Gauchism emerged and spread throughout history, and how it has now become one of the state's main political and economic forces. It is also analyzed how the purposive actions of the Gaucho Traditionalist Movement find in the schools ample space for its implementation, with numerous activities developed by entities and subjects linked to the Movement. The documentation analyzed is part of bibliographical publications of the Gaucho Traditionalist Movement, as well as digital publications of portals, websites and blogs linked to MTG. From the analysis of the founding documents of the Gaucho Traditionalist Movement and propositions presented in Traditionalist Congresses, it can be concluded that the Movement is understood as a public utility organ, being able to assist the State in its problems. Since MTG is sometimes understood as an integral part of the state structure, proposing actions, laws, manuals using direct actions in certain areas. Also, that the movement understands that its action is necessary for the education of children and young people with the introduction of traditionalist principles in school, relying on an imaginary resort and imposing a unique culture on all, disregarding the multiculturalism that forms the state of Rio Grande. Thus, the movement finds fertile ground in education and schools for the implementation of its demands.
Keywords: Movimento Tradicionalista Gaúcho
Tradição (Filosofia)
Regionalismo
Gaúchos
Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: CONCEIÇÃO, Ricardo da. A escola pilchada: o uso da educação e das políticas públicas pelo MTG. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2458
Issue Date: 11-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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