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dc.creatorFranzen, Douglas Orestes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660555282136277por
dc.contributor.advisor1Tedesco, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7607226919113693por
dc.date.accessioned2023-03-20T22:05:24Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationFRANZEN, Douglas Orestes. Ajustando as peças do tabuleiro : a cooperação da Misereor em comunidades agrícolas do Sul do Brasil (1959-1979). 2017. 303 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2435-
dc.description.resumoA tese busca compreender projetos de cooperação para o desenvolvimento da instituição episcopal alemã Misereor na Região Sul do Brasil entre os anos de 1959 e 1979. A Misereor foi fundada no ano de 1959 na Alemanha Ocidental num contexto de ressignificação da geopolítica mundial pós Segunda Guerra Mundial e mais especificamente num contexto de abertura à modernidade por parte da Igreja Católica no cenário do Concílio Vaticano II e de sua Doutrina Social. Sustenta-se a tese de que a Misereor se fortaleceu no cenário da cooperação internacional com uma proposta de desenvolvimento e disseminação dos ideais católico-cristãos de sociedade moderna, como elementos que convergiram na proposta da Igreja Católica para a constituição de um mundo de paz e equilíbrio baseado numa profilaxia e na integração dos países vistos como subdesenvolvidos na dinâmica do capitalismo ocidental. Para tanto, as hipóteses consideradas são 1) O princípio da subsidiariedade representou uma ferramenta de ação social do catolicismo baseado no princípio do indivíduo diante da sua condição social, do bem comum e da solidariedade; 2) a cooperação foi assumida como elemento convergente com a geopolítica do capitalismo ocidental; 3) o desenvolvimento foi institucionalizado pela Igreja Católica visando manter um padrão e uma profilaxia de vínculos e intencionalidades; 4) nesse contexto, a agricultura recebeu um olhar singular da cooperação católica; 5) no caso específico da Misereor, houve uma aproximação com a política externa da Alemanha Ocidental, que buscava construir uma nova imagem mundial e se inserir na dinâmica geopolítica pela via da cooperação para o desenvolvimento. Para a análise considera-se a metodologia da História Política como uma proposta que considera as relações de cooperação para o desenvolvimento compostas por variadas relações de poder e de intencionalidades, compondo uma teia de acontecimentos históricos constituída por sujeitos e instituições inseridas num contexto social e político diverso, vislumbrando essa realidade como um jogo de escalas, onde a região se reconfigura a partir do foco de análise. Para a análise, consideram-se os projetos de cooperação desenvolvidos em áreas agrícolas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná num cenário de modernização da agricultura e da formação de um cenário político no espaço rural. A análise parte de duas perspectivas: a) a produção de alimentos e a geração de renda; e b) a formação/instrução do produtor rural. Conclui-se com essa análise que o ideal de desenvolvimento representou um esforço de integração dos povos subdesenvolvidos na dinâmica do capitalismo ocidental com base em princípios de indivíduo e de sociedade defendidos pela Igreja Católica como elementos de uma justiça e de uma paz mundial.por
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand cooperation projects for the development of the German Episcopal Institution Misereor in the Southern Region of Brazil between 1959 and 1979. Misereor was founded in 1959 in West Germany in a context of re-signification of the world geopolitics after the Second World War and, more specifically, in a context of openness to modernity on the part of the Catholic Church in the context of the Second Vatican Council and its Social Doctrine. The thesis that Misereor was strengthened in the scenario of international cooperation with a proposal for the development and dissemination of the Catholic-Christian ideals of modern society, as elements that converged in the proposal of the Catholic Church for the constitution of a world of peace and equilibrium based on the prophylaxis and the integration of countries seen as underdeveloped in the dynamics of Western capitalism. In order to do so, the hypotheses considered are: 1) The principle of subsidiarity represented a tool of social action of the Catholicism based on the principle of the individual facing its social condition, the common good and solidarity; 2) the cooperation was assumed as a convergent element with the geopolitics of the Western capitalism; 3) the development was institutionalized by the Catholic Church to keep a standard and prophylaxis of links and intentionalities; 4) in this context, agriculture received a singular look at Catholic cooperation; 5) in the specific case of Misereor, there was an approximation with the foreign policy of West Germany, which sought to build a new world image and to enter into the geopolitical dynamics through cooperation to the development. For the analysis it is considered the methodology of Political History as a proposal that considers the relations of cooperation for the development composed by different power relations and intentionalities, composing a web of historical events constituted by subjects and institutions inserted in a diversified social and political context, seeing this reality as a game of scales, where the region reconfigures itself from the focus of analysis. For the analysis, we consider the cooperation projects developed in agricultural areas in the States of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná in a scenario of modernization of agriculture and the formation of a political scenario in rural space. The analysis is based on two perspectives: a) food production and income generation; and (b) the training / instruction of the rural producer. We conclude with this analysis that the ideal of development represented an effort to integrate the underdeveloped peoples into the dynamics of Western capitalism based on the principles of individual and society defended by the Catholic Church as elements of justice and world peace.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-03-20T22:05:24Z No. of bitstreams: 1 2017DouglasFranzen.pdf: 3317506 bytes, checksum: da1e5a6e7ccde70ab0ca70dc6be9346a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-20T22:05:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017DouglasFranzen.pdf: 3317506 bytes, checksum: da1e5a6e7ccde70ab0ca70dc6be9346a (MD5) Previous issue date: 2017-09-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCatolicismo - Históriapor
dc.subjectAgricultura - Históriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleAjustando as peças do tabuleiro : a cooperação da Misereor em comunidades agrícolas do Sul do Brasil (1959-1979)por
dc.title.alternativeAdjusting the pieces of the board : the cooperation of Misereor in agricultural communities in Southern Brazil (1959-1979)eng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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