Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarea, Cibeli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550552751445014por
dc.contributor.advisor1Neumann, Rosane Marcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9670937037390742por
dc.date.accessioned2023-02-28T19:44:11Z-
dc.date.issued2016-10-14-
dc.identifier.citationBAREA, Cibeli. CEFET/IFSUL: a implantação e estruturação de uma instituição de ensino público federal em Passo Fundo (2006-2009). 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2401-
dc.description.resumoA presente dissertação discute a implantação e consolidação do Instituto Federal Sul-rio-grandense em Passo Fundo, no período compreendido entre 2006 e 2009. O Instituto Federal Sul-rio-grandense está vinculado ao Instituto Federal de Pelotas e oferece cursos em nível médio, superior e de pós-graduação. Problematiza-se o papel dessa instituição de ensino para a região e comunidade local e parte-se do pressuposto que a instalação de uma instituição de ensino federal era uma demanda política regional, contemplada pelo poder público dentro do projeto de expansão da rede federal de ensino tecnológico que atendia, nesse aspecto, à demanda local por mão de obra qualificada. Nessa perspectiva, analisa-se as notícias publicadas na imprensa local tendo como foco central a instalação e consolidação do CEFET/IFSUL bem como se recorre às memórias dos sujeitos envolvidos nesse processo. No decorrer da pesquisa, ficou evidente que a demanda por essa instituição de ensino representou um ato político e a demanda de um determinado grupo social mais do que da comunidade em geral. Tomando como base esses indicativos e visto que ainda não havia nenhum estudo específico sobre esse tema, destaca-se também que o estudo alavancou alguns esclarecimentos sobre o papel dessa instituição de ensino para a região, tratando de pesquisar e expor as necessidades de um IFET em Passo Fundo a partir de elementos como o sistema educacional e dos aspectos historiográficos da cidade. Nesse sentido, também foram analisados a história da educação profissional em relação a sua importância para a industrialização do Brasil assim como para a formação de profissionais. Contudo, destaca-se que analisar a história da implantação do IF em Passo Fundo através das reflexões e memórias dos sujeitos que participaram desse processo e das notícias publicadas na imprensa local, possibilitou compreender o processo sob um ponto de vista mais amplo, de lembranças, representações e reflexões sobre o sentido que essa instituição possui para os sujeitos e para a região.por
dc.description.abstractThis dissertation discusses the implementation and consolidation of the Federal Institute South Rio Grande in Passo Fundo, in the period between 2006 and 2009. The Federal Institute South Rio Grande is linked to the Federal Institute of Pelotas, and offers mid-level courses , higher and postgraduate. the paper problematizes this educational institution for the region and the local community and is based on the assumption that the installation of a federal education institution was a regional political demand contemplated by the Government within the project of expansion of federal education network technology; which met in this respect, the local demand for skilled labor. In this perspective, we analyze the news published in the local press, with the central focus on the installation and consolidation of CEFET / IFSUL and resorts to the memories of those involved in this process. During the research, it became clear that the demand for this educational institution was a political act and demand of a particular social group more than the community at large. Based on these indicative and since there was still no specific study on this subject, also emphasized that the study leveraged some clarification on the role of this educational institution for the region, trying to find and expose the needs of a IFET in Passo Fundo from elements such as the educational system and historiographical aspects of the city. In this sense, it was also analyzed some of the history of education in relation to its importance to the industrialization of Brazil, as well as the training of professionals. However, there is to analyze the history of IF deployment in Passo Fundo through reflections and memories of the subjects who participated in this process and reports in the local press, enabled us to understand the process in a broader perspective, souvenirs, representations and reflections on the meaning that this institution has for some subjects and for the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2023-02-28T19:44:11Z No. of bitstreams: 1 2016CibeleBarea.pdf: 1853265 bytes, checksum: 0e44b77094e75e356f87baa09153258d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T19:44:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016CibeleBarea.pdf: 1853265 bytes, checksum: 0e44b77094e75e356f87baa09153258d (MD5) Previous issue date: 2016-10-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleCEFET/IFSUL: a implantação e estruturação de uma instituição de ensino público federal em Passo Fundo (2006-2009)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016CibeleBarea.pdfDissertação Cibele Barea1.81 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.