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dc.creatorChaise, Maria Joana Chiodelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765605167510979por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2022-11-29T13:27:50Z-
dc.date.issued2022-09-13-
dc.identifier.citationCHAISE, Maria Joana Chiodelli. Verdade apócrifa e desinformação: estratégias de simulação e de ressignificação de sentidos em a A verdade dos Fatos. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2334-
dc.description.resumoEsta pesquisa é intitulada "Verdade" apócrifa e desinformação: estratégias de simulação e ressignificação de sentidos em A Verdade dos Fatos e desenvolve um percurso investigativo que tem por objetivo geral analisar as cenografias que se constroem das narrativas de uma pseudoagência de checagem, identificando os ethos discursivos resultantes desses discursos destacados e travestidos de checagens, tanto como uma representação individual, a imagem de si, quanto como uma construção coletiva fundamentada nos preceitos da cultura da pósverdade. O marco teórico se situa sobre as conceituações de Dominique Maingueneau relativas à cenografia, ao ethos, à destacabilidade e simulacro (2008b, 2008c, 2011, 2020). Ainda, o estudo se apropria de contribuições de Traquina (2005), Bucci (2019a) e Charaudeau (2012) para discutir a produção jornalística da verdade e de Bucci (2019b), Ferrari (2019) e Wardle (2020) visando compreender a desinformação, assim como D¿Ancona (2018), Santaella (2019), Kakutani (2018) e Dunker (2017) na formulação do conceito de pósverdade. A pesquisa classifica-se como descritiva, bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O corpus que permite este estudo é a pseudoagência intitulada Verdade dos Fatos que possui perfil na rede social Twitter (https://twitter.com/v_dosfatos). O corpus de pesquisa compõe-se por uma amostra de três publicações do Twitter, as quais citam agências de checagem ou veículos de comunicação. Termos como "left-checking", "extrema imprensa" e "fake news" foram eleitos marcadores da seleção do corpus por serem indicativos de um posicionamento ideológico explícito e reveladores da natureza iperpartidária da pseudoagência. A partir da pesquisa, chegou-se à seguinte tese: a enografia instituída na circulação de enunciados gerados por conteúdos de desinformação instaura-se como uma estratégia discursiva para obtenção de ganhos políticos e, consequentemente, econômicos. Essa dinâmica ocorre muito em função de um processo de desqualificação dos órgãos tradicionais de imprensa, ocasionado pela circulação de representações e simulacros disfarçados de checagens de fatos. Os resultados indicam que a Verdade dos Fatos incorpora, na construção das cenografias, discursos político-midiáticos de circulação do contexto da pósverdade que simulam verificação e manipulam informações, o que leva à projeção de um ethos negacionista, conservador, militante e impostor, um antimodelo das agências de checagem profissionais. Os leitores da Verdade dos Fatos habitam esse mundo ético a partir da incorporação de um fiador sério, sentido esse já epositado na memória da comunidade discursiva, sendo a rede social o contraponto do jornalismo tradicional.por
dc.description.abstractThis research is entitled apocryphal “Truth” and disinformation: simulation strategies and resignification of meanings in “A Verdade dos Fatos” and develops an investigative path which general objective is to analyze the scenographies that are built from the narratives of a checking pseudo-agency, identifying the discursive ethos resulting from these discourses highlighted and disguised as checks, both as an individual representation, the image of itself, and as a collective construction based on the precepts of post-modern culture. The theoretical framework is based on the concepts of Dominique Maingueneau relating to scenography, ethos, detachability and simulacrum (2008b, 2008c, 2011, 2020). Furthermore, the study appropriates contributions from Traquina (2005), Bucci (2019a) and Charaudeau (2012) to discuss the journalistic production of truth and Bucci (2019b), Ferrari (2019) and Wardle (2020) aiming to understand disinformation, as well as D’Ancona (2018), Santaella (2019), Kakutani (2018) and Dunker (2017) in formulating the concept of post-truth. The research is classified as descriptive, bibliographic and documentary with a qualitative approach. The corpus that allows this study is a pseudo-agency entitled “A Verdade dos Fatos” which has a profile on the social media Twitter (https://twitter.com/v_dosfatos). The research corpus consists of a sample of three Twitter publications, which cite checking agencies or communication vehicles. Terms like 'left-checking', 'extreme press' and ‘fake news’ were chosen as markers of the corpus selection by indicative of an explicit ideological positioning and revealing of the hyperpartisan nature of the pseudoagency. From the research, we arrived at the following thesis: the scenography instituted in the circulation of statements generated by disinformation contents is established as a discursive strategy for economic and political gains. This dynamic is largely due to a process of disqualification of the traditional press, caused by the circulation of representations and simulacra disguised as fact checks. The results indicate that the “A Verdade dos Fatos” embodies, in the construction of scenographies, political-media discourses of circulation in the context of post-truth that simulates the verification and manipulation of information, which leads to the projection of a denialist, conservative, militant and imposter ethos, an anti-model of the agencies of professional check. Readers of the “A Verdade dos Fatos” inhabit this ethical world through the incorporation of a serious guarantor, a sense that has already been deposited in the memory of the discursive community, the social network being the counterpoint of traditional journalism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-11-29T13:27:50Z No. of bitstreams: 1 2022MariaJoanaChiodelliChaise.pdf: 7171143 bytes, checksum: ad98c53a36605cd881bfa6b2946d3b5d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-29T13:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022MariaJoanaChiodelliChaise.pdf: 7171143 bytes, checksum: ad98c53a36605cd881bfa6b2946d3b5d (MD5) Previous issue date: 2022-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectTwitter (Rede social on-line)por
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectCenografiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVerdade apócrifa e desinformação: estratégias de simulação e de ressignificação de sentidos em a A verdade dos Fatospor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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