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dc.creatorSantoro, Jair Frederico-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0259020048138996por
dc.contributor.advisor1Kripka, Moacir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7554233520986997por
dc.date.accessioned2022-10-07T17:04:35Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationSANTORO, Jair Frederico. Subsídios para a minimização do impacto ambiental de estruturas em concreto armado. 2021. 165 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2311-
dc.description.resumoEstudar os impactos ambientais das diversas atividades econômicas tem se tornado cada dia mais relevante; nesse contexto, pode-se destacar as emissões de dióxido de carbono (CO2) liberadas na atmosfera e que contribuem para o efeito estufa. A saber, dentre as principais atividades econômicas com maior impacto ambiental encontra-se a indústria da construção civil e sua cadeia produtiva – com os processos de extração, produção e transporte dos materiais – tendo o concreto entre os materiais de construção mais empregados no mundo com considerável e importante parcela de contribuição nestas emissões. Para tanto, novos estudos vêm sendo realizados a fim de reduzir a emissão desse gás, concentrando-se nas análises e avaliações da produção dos aglomerantes e suas adições, bem como nos dimensionamentos com definições das resistências características do concreto mais viáveis. Assim sendo, este estudo objetivou a busca de subsídios que possam ser considerados para a obtenção e minimização desse impacto ambiental e, paralelamente, do impacto econômico. Desse modo, quatro cenários de estudo foram propostos, considerando a fase do berço ao portão, sendo três de emissões de CO2 e um de custos, levando em consideração concretos de diferentes resistências características, aços e formas de madeira. No primeiro cenário, as emissões de CO2 foram quantificadas a partir do levantamento da contribuição de cada matéria-prima utilizada na região de estudo, desde a sua extração até a sua utilização na obra. Para o segundo e o terceiro cenários, as quantificações das contribuições das matérias-primas em termos de emissões de CO2 foram geradas a partir da base de dados Ecoinvent 3.5, de 2018, e do software SimaPro, versão 9.0.0.48, diferenciando um cenário do outro por meio de ajustes realizados na base de dados global do software com dados regionais. Nesse sentido, diferenças significativas nos valores de emissões de CO2 foram verificadas, sempre tendo o aglomerante com grande influência e contribuição. O quarto cenário ateve-se à obtenção dos custos médios dos materiais na região. Portanto, avaliações a partir dos valores obtidos nos cenários de estudo foram realizadas, dimensionando-se vigas de maneira otimizada com diferentes vãos, obtendo-se os melhores resultados ambientais nos concretos de menor resistência, e os econômicos atrelados às dimensões dos vãos das vigas. Já quando dimensionados pilares de maneira otimizada, com diferentes esforços atuantes, os melhores resultados em todos os cenários foram obtidos para as resistências características maiores. Uma edificação também foi avaliada, tendo-se como mais viável ambientalmente para todos os cenários de estudo a estrutura dimensionada com as resistências características menores. Além disso, contribuições diferenciadas nas emissões de CO2 dos materiais e semelhantes dos elementos estruturais foram verificadas, quando comparados esses mesmos cenários. Em relação ao cenário econômico, as resistências maiores se apresentaram mais viáveis.por
dc.description.abstractStudying the environmental impacts of the various economic activities has become increasingly relevant; in this context, it can be highlighted as a condition of carbon dioxide (CO2) released into the atmosphere and which contributes to the greenhouse effect. Namely, among the main economic activities with the greatest environmental impact is the civil construction industry and its production chain - with the processes of extraction, production and transportation of materials - having the concrete among the most used building materials in the world with a considerable and important contribution to these emissions. For this purpose, new studies have been carried out in order to reduce the emission of this gas, focusing on the analysis and evaluations of the production of the binders and their additions, as well as on the dimensioning with definitions of the most viable concrete characteristics. Therefore, this study aimed to search for subsidies that can be considered to obtain and minimize this environmental impact and, in parallel, the economic impact. In this way, four study scenarios were proposed, considering the phase from the cradle-to-gate, three of CO2 emissions and one of costs, taking into account concrete with different characteristic resistances, steel and wooden shapes. In the first scenario, CO2 emissions were quantified from the survey of the contribution of each raw material used in the study region, from its extraction to its use in the construction. For the second and third scenarios, the quantifications of raw material contributions in terms of CO2 emissions were generated from the 2018 Ecoinvent 3.5 database and the SimaPro software, version 9.0.0.48, differentiating a scenario from another through adjustments made to the global software database with regional data. In this sense, considerable differences in the values of CO2 emissions were verified, always having the binder with great influence and contribution. The fourth scenario focused on obtaining average material costs in the region. Therefore, evaluations based on the values obtained in the study scenarios were carried out, dimensioning wood beams in an optimized way with different spans, obtaining the best environmental results in the concretes of less resistance, and economic ones linked to the dimensions of the spans of the beams. When the wooden pillars were dimensioned in an optimized way, with different acting efforts, the best results in all scenarios were obtained for the higher characteristic resistances. A building was also evaluated, being considered more environmentally viable for all scenarios of study, the dimensioned structure with the smaller characteristic resistances. In addition, differentiated contributions to CO2 emissions from materials and similar structural elements were verified, when comparing these same scenarios. In relation to the economic scenario, the bigger resistance was more viable.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-10-07T17:04:35Z No. of bitstreams: 1 2021JairFredericoSantoro.pdf: 17424138 bytes, checksum: 43d261f42d51a10d79c699a776cab64b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-07T17:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021JairFredericoSantoro.pdf: 17424138 bytes, checksum: 43d261f42d51a10d79c699a776cab64b (MD5) Previous issue date: 2021-04-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectConcreto armado - Aspectos ambientaispor
dc.subjectDióxido de carbonopor
dc.subjectOtimização estruturalpor
dc.subject.cnpqENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpor
dc.titleSubsídios para a minimização do impacto ambiental de estruturas em concreto armadopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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