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dc.creatorReveilleau, Monique Giusti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704892844932194por
dc.contributor.advisor1Diedrich, Marlete Sandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782277245474708por
dc.date.accessioned2022-06-10T14:29:29Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationREVEILLEAU, Monique Giusti. A importância da aquisição da língua de sinais na constituição humana da criança surda. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021 .por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2243-
dc.description.resumoO tema desta pesquisa é a importância da língua de sinais como forma de garantir a constituição humana da criança surda na aquisição da linguagem. Tem por objetivo geral analisar o papel da língua de sinais na constituição humana da criança surda na aquisição da linguagem. Além desse objetivo, pretende também aprofundar os conhecimentos científicos em torno da obra de Émile Benveniste, a fim de melhor compreender os conceitos de língua e linguagem que fundamentam o trabalho; refletir acerca da propriedade simbólica que constitui as línguas e a constituição humana na linguagem, promover a discussão e a compreensão acerca da necessidade de se garantir à criança surda o acesso ao aprendizado da língua de sinais como primeira língua. Para tanto, fundamenta-se nos princípios de língua e linguagem advindos dos estudos da enunciação na perspectiva benvenistiana. Para Benveniste (1989), a enunciação compreende o ato individual do locutor se apropriar da língua. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com elementos de pesquisa narrativa e estudo de caso, uma vez que é recuperada, ao longo da investigação, a experiência de dois alunos surdos do Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis e sua relação com a língua de sinais. É importante destacar o fato de a pesquisadora, professora desses alunos, também ser surda. Em função dessa singularidade, seu relato de vivência da língua de sinais se presentifica na pesquisa narrativa e conduz o trabalho como um todo. A investigação se vale de entrevistas com os alunos e seus familiares, no formato vídeo visual, e de registros de dados. As análises são conduzidas por princípios da abordagem enunciativa benvenistiana e revelam a importância primordial da língua de sinais na constituição humana do sujeito surdo, uma vez que ela possibilita ao indivíduo surdo sua inserção na vida em sociedade, o que se dá sempre na relação com o outro e com a cultura.por
dc.description.abstractThe theme of this research is the importance of sign language as a way to guarantee the subjective constitution of the deaf child in language acquisition. Its general objective is to analyze the role of sign language as a way to guarantee the subjective constitution of the deaf child in language acquisition. In addition to this objective, it also intends to deepen the scientific knowledge around the work of Émile Benveniste, in order to better understand the concepts of language that underlie the work; reflect on the symbolic property that forms different languages and their human constitution; promote the discussion and raise awareness about the need to guarantee deaf children access to learning sign language as a first language. To do so, it utilizes the principles of language derived from Benveniste’s studies of enunciation (‘Énonciation’). For Benveniste (1989), enunciation encompasses the speaker's individual act of appropriating the language. This is a bibliographic study with narrative and case study research elements, informed by the experience of two deaf students from Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis and their relationship with sign language. It is important to highlight the fact that the researcher, the teacher of these students, is also deaf. Due to this singularity, the researcher’s account of the experience of sign language is present in the narrative research and leads the work as a whole. The investigation makes use of video interviews with students and their families, as well as data records. Rooted in the principles of Benveniste’s theory of enunciation, the analyses reveal the primordial importance of sign language in the human constitution of deaf individuals, given that it allows them to be integrated into society, an act that occurs through forming relationships with others and with that society’s culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2022-06-10T14:29:29Z No. of bitstreams: 1 2021MoniqueGiustiReveilleau.pdf: 4467919 bytes, checksum: eab445270c51c0b8406b71b28d64235c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-10T14:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021MoniqueGiustiReveilleau.pdf: 4467919 bytes, checksum: eab445270c51c0b8406b71b28d64235c (MD5) Previous issue date: 2022-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem brasileira de sinaispor
dc.subjectCrianças surdaspor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA importância da aquisição da língua de sinais na constituição humana da criança surda.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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