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dc.creatorSachet, Taís-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3347420982021425por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Fernando José Pugliero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7977413513845785por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:28Z-
dc.date.available2009-08-21-
dc.date.issued2007-03-02-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/223-
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho, resultados de um estudo que visou a obtenção e introdução de elementos auxiliares, para assegurar o controle tecnológico de obras de restauração rodoviária, que envolvam a reciclagem in situ de bases granulares, empregando-se a técnica de verificação de CBR in situ, através do uso do DCP (Dynamic Cone Penetrometer) e a verificação do enquadramento granulométrico de materiais reciclados através da curva de Talbot. As investigações foram realizadas a partir de aplicações práticas em trechos rodoviários no norte do estado do Rio Grande do Sul. Estes envolveram, de forma experimental, a restauração de pavimentos através da reciclagem da base com a incorporação da camada de revestimento existente. O comportamento da base granular reciclada foi verificado a partir de ensaios de DCP, granulometria (curva de Talbot), CBR e densidade in situ. Os intervalos e a freqüência dos ensaios foram definidos com base no atendimento às exigências impostas pelas especificações de serviço do Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para execução de base granular. Finalmente, através do processamento dos dados obtidos nos ensaios, foi possível a elaboração da proposta de especificação técnica aplicável a obras de restauração de rodovias envolvendo a reciclagem in situ de bases granulares. As conclusões apresentadas, através dos resultados obtidos nos ensaios realizados no campo, demonstram que o uso do DCP mostra-se altamente positivo no que se refere à obtenção de parâmetros de capacidade de suporte das camadas recicladas, sendo uma técnica pouco dispendiosa e de fácil execução. As medidas propostas para o controle tecnológico de bases granulares recicladas, quando aplicadas nas obras de restauração dos pavimentos, mostraram-se eficazes, assegurando a adequação estrutural das bases recicladaspor
dc.description.abstractThis work presents the results of a study intended the obtaining and introduction of the auxiliary elements to assure the road pavements technological control of rehabilitation which involves the recycling in place of granular bases. This verification was made using two techniques, the CBR in place verification, through the use of DCP (Dynamic Cone Penetrometer), and the granulometric framing, through the curve of Talbot, for recycled materials. The investigations were accomplished starting from practical applications in roads in the north of the state of Rio Grande do Sul, which involved, in an experimental way, the pavements rehabilitation through the base course recycling, incorporating the surface layer. The recycled granular base behavior was verified starting from DCP, gradation (curve of Talbot), CBR and density in place tes. The tests intervals and frequency, for granular base execution, was defined based on the observance to imposed demands of the Infrastructure Transports National Department (DNIT) specification service. Finally, through the data processing obtained in the tests, it was possible the elaboration of the technical specification proposal. The presented conclusions, through the obtained results in the field tests, demonstrate that the use of DCP has been shown highly positive, being a low cost and easy execution technique. The measures proposed for the recycled granular bases technological control, when applied on pavements rehabilitation works, have been showed effective, assuring the recycled bases structural adaptationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007TaiSachet.pdf: 4610479 bytes, checksum: 9d17a31f2105671d12c3161c847c07a3 (MD5) Previous issue date: 2007-03-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRodovias - Manutenção e reparospor
dc.subjectPavimentos flexíveis - Conservação e restauraçãopor
dc.subjectRoads - Maintenance and repaireng
dc.subjectPavements, Flexibleeng
dc.subjectConservation and restorationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAOpor
dc.titleControle tecnológico de obras rodoviárias envolvendo a reciclagem in situ de bases granulares de pavimentos asfálticospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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